Diploma do Mérito Cultural Artístico

Câmara de Coronel Fabriciano presta homenagem ao artista Renan Scarpati

Na segunda-feira (12), o músico fabricianense Renan Scarpati foi indicado para receber o Diploma do Mérito Cultural Artístico concedido pela Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, em reconhecimento à sua atuação como cantor, violonista e compositor.

A proposta de homenagear o artista, do vereador Marcus da Luz, foi aprovada em reunião ordinária da Câmara e assinada pelo presidente da Casa, Luciano Lugão. A entrega do título será feita em Sessão Especial do Legislativo, em data a ser agendada.

Recebi a indicação com surpresa e emoção, pois não esperava. Esta honraria representa o reconhecimento de uma carreira conquistada com muita determinação, estudo e dedicação. E ressalto a importância desse gesto, quando vemos a cultura um pouco relegada a segundo plano entre tantas prioridades sociais. – Diz Renan.

Renan Scarpati 16 anos de dedicação à música
Renan Scarpati 16 anos de dedicação à música (Igor Silva/Divulgação)

Renan Scarpati, 33 anos, começou a estudar música ainda adolescente e rapidamente percebeu que essa seria sua profissão. Com os estudos veio o início da carreira, tocando e cantando em bares e festas particulares, em todo o Vale do Aço.

Hoje, já amealhando 16 anos de uma exitosa carreira, Renan propõe uma identidade própria, sem rótulos e vínculos a estilos, e assim extrapola as fronteiras da música.

Mineiro de Coronel Fabriciano (MG), ele pertence à nova geração de músicos que investem em composições próprias. Com forte influência do Clube da Esquina, do pop rock nacional dos anos 1980 e da música caipira de raiz, o artista tem vasta experiência nos palcos.

Ele já se apresentou em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Viçosa, Diamantina, Ponte Nova e Governador Valadares. Suas canções emocionam pela simplicidade e temas leves e espontâneos, mas falam principalmente do amor do autor pelo seu estado natal e suas icônicas cidades.

Em seu currículo constam duas aberturas e participações nos shows do cantor e compositor Tunai, em 2013 e 2016. Também fez aberturas de shows de Lô Borges, Alceu Valença, Flávio Venturini, Beto Guedes, 14 Bis e Sá & Guarabyra.

Em 2015, Renan Scarpati lançou o DVD Pra Ficar, gravado no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga (MG). O DVD tem seis músicas, entre composições próprias e parcerias.

Atualmente, o músico trabalha em estúdio as novas canções para a concepção de um novo disco autoral, Renan é vocalista e violonista da Banda Mais Uma Dose (Barão Vermelho cover), e prepara a pré-estreia de um projeto em homenagem à obra de Cazuza e Roberto Frejat (Com Larissa Coelho).

 

Fonte: Portal Diário do Aço