O Governo de Minas Gerais iniciou, nesta segunda-feira (19/5), a 4ª Semana Mineira de Controle Interno, organizada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG). O evento ocorre em Belo Horizonte até sexta-feira (23/5) e reúne especialistas de renome nacional e internacional para discutir tendências e boas práticas nas áreas de governança, controle interno e transparência pública.
Essa iniciativa tem como objetivo capacitar servidores, gestores e representantes da sociedade civil, visando fortalecer o sistema de controle interno nos municípios mineiros, sempre com o apoio da inovação e tecnologia. Ao todo, quase 50 cidades estão participando, além de representantes de controladorias de outros estados.
Na abertura, o governador Romeu Zema destacou os importantes avanços de Minas em termos de transparência. “Quando assumimos o governo, Minas ocupava o 22º lugar no ranking nacional. Hoje, estamos sempre entre os primeiros. Isso demonstra que é possível avançar quando há vontade e compromisso com a ética”, afirmou.
O vice-governador Mateus Simões também sublinhou a relevância da transparência na administração pública. “Processos claros, diretos e menos burocráticos reduzem o espaço para corrupção. A melhor forma de assegurar o interesse do cidadão é agir com abertura e agilidade”, declarou.
Considerada uma referência nacional na área de controle interno, a CGE-MG realiza este evento como parte de uma estratégia para disseminar conhecimento, padronizar boas práticas e incentivar a melhoria contínua na administração pública, tanto em nível estadual quanto municipal.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br