Com uma história de vida e carreira impressionantes, Bob Marley, músico nascido no pequenino distrito de Nine Mile, Jamaica, encantou o mundo inteiro com suas canções que misturavam melodias impecáveis com causas políticas, sociais e mensagens de amor ao próximo.
Hoje, se estivesse vivo, ele estaria completando 79 anos de idade, já que faz aniversário nesse dia 06 de Fevereiro.
No dia 12 de Fevereiro, o filme “Bob Marley: One Love” estreia no Brasil, exclusivamente nos cinemas, contando tudo sobre a vida de um dos músicos mais icônicos de todos os tempos.
Dirigido por Reinaldo Marcus Green (“King Richard”), o longa terá Kingsley Ben-Adir no papel de Bob Marley, músico que nos deixou cedo demais aos 36 anos de idade.
Para celebrar o aniversário e a estreia do filme, o TMDQA! separou cinco álbuns memoráveis na discografia de Marley.
Vem com a gente!
Continua após o vídeo
Natty Dread (1974)
O sétimo disco de estúdio de Bob Marley com o The Wailers marcou um momento de muitas mudanças para o astro.
Até aqui, ele tinha Peter Tosh e Bunny Wailer como parte da banda, mas nenhum dos dois aparece no álbum.
Apesar de ser a primeira vez sem os colaboradores, Bob ainda conseguiu emplacar grandes canções e um dos maiores sucessos da sua carreira, a belíssima “No Woman, No Cry”.
No disco, a canção aparece com crédito para Vincent Ford, amigo de Bob Marley que era responsável por um restaurante popular em Trenchtown, gueto de Kingston, Jamaica, onde Marley cresceu.
A ideia era que os royalties da canção, que explodiu no mundo todo, fossem enviados para Vincent e, assim, ele pudesse seguir com a missão de oferecer comida aos necessitados.
Exodus (1977)
Lançado em 1977, o nono disco de estúdio de Bob Marley aposta pesado no piano, trompete e nas guitarras, e tem o verdadeiro hino “Three Little Birds” na sua tracklist.
Além disso, a faixa “One Love”, que não apenas batiza o filme como também tornou-se um verdadeiro símbolo da vida de Marley e de seus ideias, encerra o álbum sob o título de “One Love/People Get Ready”.
O nome ficou assim porque a faixa tem uma interpolação com “People Get Ready”, da banda norte-americana The Impressions.
Kaya (1978)
O décimo álbum de Bob Marley foi lançado em 1978 e não apenas saiu coladinho com o lendário Exodus como tem canções que foram trabalhadas e criadas nas mesmas sessões de estúdio.
Aqui, temos o hino “Is This Love” e outra favorita dos fãs, “Satisfy My Soul”.
Babylon By Bus (1978)
Também lançado em 1978, esse disco ao vivo registrou a turnê de Kaya com apresentações gravadas em Paris e Londres.
Um destaque da tracklist é “Punky Reggae Party”, que não foi lançada oficialmente em nenhum disco de estúdio e aqui foi apresentada por Bob Marley.
Além dela, aparecem versões ao vivo de “Stir It Up” e “Is This Love”, símbolos da carreira do músico.
Uprising (1980)
Uprising é o décimo segundo disco de estúdio de Bob Marley e o último lançado pelo astro em vida.
Aqui, Marley faz um verdadeiro testemunho a respeito de sua religião, o Rastafarianismo, abordando questões relacionadas a ela de forma bem direta, como em “Forever Loving Jah”.
O final do disco, inclusive, tem uma trinca poderosíssima com “Could You Be Loved”, a canção citada acima e uma das mais belas músicas já compostas por um ser humano, a genial “Redemption Song”.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CHARTS
Hits, sucessos e novidades quentes estão te esperando agora mesmo na Playlist TMDQA! Charts; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!
<!–
NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA
Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!
–>
Confira a matéria completa em: www.tenhomaisdiscosqueamigos.com