TIMÓTEO – Os 201 anos de Independência do Brasil foi comemorado em Timóteo com um belo desfile cívico realizado no entorno da Praça 1º de Maio, bairro Centro Norte na manhã desta quinta-feira. Cerca de cinco mil pessoas passaram pela praça para acompanhar o desfile, cujo tema deste ano foi “Grandes Escritores”.
O evento registrou também um tributo à escritora timotense Zaíra de Carvalho, cuja homenagem abriu o desfile das escolas. Zaíra é autora da obra “História de Timóteo” – seu 13º livro, que registra a participação da comunidade na construção da cidade no período de 1835 a 2013 com relatos de muitos moradores antigos que vivenciaram os momentos destacados da formação do município.
Além do prefeito Douglas Willkys, o desfile contou com a presença do Major Maciel, comandante da 85ª Cia. PM de Timóteo; do Major Neimar e dos Tenentes Celestino e Canguçu representando o 7º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares; alunos, professores, diretores de escolas e centenas de famílias que foram acompanhar o desfile cívico.
Na abertura oficial o prefeito Douglas Willkys mencionou a sua alegria em retomar o desfile que foi interrompido por causa da pandemia. “É preciso manter essa chama, essa cultura viva em nossa cidade como forma de promovermos o civismo e a cidadania e reafirmar o nosso orgulho de sermos brasileiros”, declarou Douglas Willkys.
Após a fala do prefeito foi a vez da Corporação Musical Santa Cecília executar o hino nacional brasileiro dando início assim ao desfile dos alunos de escolas e representantes das instituições. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram os primeiros a desfilar.
O que se viu em seguida foi a evolução de nomes de escritores renomados como Cecília Meireles, Machado de Assis, Ruth Rocha (escritora brasileira de livros infantis), Ziraldo (escritor e cartunista), Vinícius de Moraes (poeta e compositor), a escritora, compositora, cantora e poetisa mineira Carolina Maria de Jesus, dentre outros.
O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA)/ Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA) também prestou uma homenagem a escritora, conferencista e ativista social Helen Adams Keller. De origem estadunidense Helen foi a primeira pessoa surdo-cega da história a conquistar um bacharelado.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo o evento de 7 de Setembro foi uma grande festa da cidadania e de reforçar os laços e símbolos da nossa pátria por meio da homenagem realizada aos grandes nomes da literatura, da poesia e das artes nacionais. “Gostaria de agradecer a todos os alunos, professores, diretores e trabalhadores da educação por essa bonita homenagem que prestamos nesta data”, disse Márcia Lessa.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br