Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Abril trará temperaturas elevadas e pouca chuva na maior parte do Brasil

Abril trará temperaturas elevadas e pouca chuva na maior parte do Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de uma parte do Nordeste, enfrentarão um mês de abril com temperaturas acima da média. A previsão também aponta para chuvas escassas em comparação ao que é comum para a época, refletindo a tendência observada durante o último verão, que acabou no dia 20 de março.

O balanço da estação revela que, apesar da presença do fenômeno La Niña, este foi o sexto verão mais quente registrado no Brasil desde 1961. Na região norte, as chuvas ficaram acima da média histórica, ao contrário do que ocorreu nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, onde os índices de precipitação foram significativamente menores.

“Os volumes apresentados não foram suficientes para recuperar o estoque hídrico do solo, maltratado pelas últimas secas e incêndios florestais que têm afetado com frequência os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal nos últimos dois anos”, destacou uma nota do Inmet.

Temperaturas e chuvas em abril

A previsão para abril estima que o centro-sul do país e áreas específicas no Nordeste enfrentarão temperaturas superiores a 24°C. Outras regiões no Nordeste e toda a Região Norte deverá registrar temperaturas dentro da média histórica, variando entre 26°C e 28°C.

Em relação às chuvas, o Inmet aponta que haverá distribuição irregular, com melhores volumes concentrados no leste do Sudeste. Na Região Sul, a persistência da seca será mais intensa no extremo-sul do Rio Grande do Sul e na parte central de Santa Catarina, enquanto em outras áreas a precipitação acima da média poderá auxiliar na recuperação do solo.

Outono em perspectiva

Com a chegada do outono, que começou em 20 de março e vai até 20 de junho, a meteorologista Danielle Ferreira afirma que as chuvas irão continuar, mas apenas na faixa norte do país, sem a mesma ocorrência nas regiões centrais.

A expectativa é de redução nas chuvas ao final do outono, indicando a transição para um período seco. Embora o mês de abril possa apresentar alguma irregularidade na Região Sul, a possibilidade de retorno das chuvas no Rio Grande do Sul é real principalmente a partir de maio.

Sobre as temperaturas, a previsão é que permaneçam elevadas no centro-sul do Brasil, com algumas entradas de massas de ar frio a partir de abril, que poderão ocasionar temperaturas mais amenas, especialmente em áreas elevadas, além da possibilidade de geadas nas regiões mais altas do Sul. Até o momento, não há previsão de geadas na Região Sudeste, mas à medida que o outono avança, essa possibilidade aumenta.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM