Registro de crime ambiental na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), na zona rural do Licuri, em dezembro de 2023. Máquinas e quatro pessoas foram apreendidas.
TIMÓTEO – A partir do próximo final de semana serão reiniciados os plantões da fiscalização municipal de Meio Ambiente em Timóteo, que agora deverão ter parcerias intensificadas com a Polícia Ambiental e com os Bombeiros.
Dentre as prioridades estão as fiscalizações preventivas no combate a queimadas e incêndios urbanos, por parte dos fiscais municipais, e o enfrentamento aos incêndios rurais e florestais, por parte dos militares. Embora cada um tenha sua competência específica, o objetivo do plantão será a cooperação e parceria.
Claro, a fiscalização atuará para coibir terraplanagens clandestinas, as infrações relacionadas à arborização urbana e as demais intervenções sem licença ambiental. Por diversas ocasiões e em diversas épocas e governos, a fiscalização de Meio Ambiente de Timóteo realizou operações conjuntas, parcerias e campanhas em conjunto com a Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros.
A proteção florestal do Parque Estadual Rio Doce é comum entre o Estado e o Município, mas em diversas oportunidades a cooperação entre os órgãos ambientais sempre se manteve.
É de lamentar que os plantões ambientais preventivos tenham sido suspensos sem nenhuma justificativa, mas, é momento de se comemorar o retorno a partir de agora. Espera-se que os plantões não sejam suspensos após as eleições. O meio ambiente agradece.
Na foto, o fiscal municipal de meio ambiente, Francisco KimValverde, com os PMs da Polícia Militar Ambiental de Minas
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br