Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Academia do Oscar se desculpa por ignorar cineasta palestino em nota

Academia do Oscar se desculpa por ignorar cineasta palestino em nota

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) divulgou uma nota de esclarecimento após críticas por não mencionar o cineasta Hamdan Ballal, co-diretor do documentário Sem Chão (No Other Land), que ganhou o Oscar. A declaração foi feita em resposta a uma situação em que Ballal enfrentou violência e tortura após a premiação.

Na nota, a Academia lamentou não ter “reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome”, ainda afirmando: “Pedimos sinceras desculpas ao Sr. Ballal e a todos os artistas que não se sentiram apoiados por nossa declaração anterior. Queremos deixar claro que a Academia condena a violência desse tipo em qualquer lugar do mundo e abomina a supressão da liberdade de expressão em quaisquer circunstâncias”, diz a nota assinada pelo CEO da Academia, Bill Kramer, e pela presidente Janet Yang.

Após a premiação, Hamdan Ballal foi agredido por colonos israelenses, sendo torturado em um incidente que chocou não apenas a comunidade artística, mas também o público global. Yuval Abraham, colega cineasta e também co-diretor, relatanou que, após Ballal ter ganho visibilidade por meio do prêmio, a Academia se recusou a oferecer apoio.

No mesmo dia, a Academia enviou uma mensagem a seus membros condenando a repressão a artistas, no entanto, sem citar Ballal pelo nome.

“Lamentamos não termos reconhecido diretamente o Sr. Ballal e o filme pelo nome…”, reiterou a nota.

Você pode ler mais sobre esse assunto e a resposta da Academia em nossas seções de Cinema e Celebridades.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM