Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Ações da campanha “Janeiro Branco” alcançam centenas de servidores da PMI

Ações da campanha “Janeiro Branco” alcançam centenas de servidores da PMI

Ações da campanha “Janeiro Branco” alcançam centenas de servidores da PMI

Com término previsto para sexta-feira (26), a campanha “Janeiro Branco”, voltada para promoção da saúde mental dos servidores públicos municipais, contou com a participação de centenas de trabalhadores da Prefeitura Municipal de Ipatinga. Esta é a última semana de eventos.

As ações foram coordenadas pela Seção de Assistência e Benefícios (SEABE), órgão ligado à Secretaria Municipal de Administração (SMA).

“Janeiro Branco” é uma campanha mundial dedicada à promoção da saúde mental e, no Brasil, está pautada na Lei Federal nº 14.556, de 25 de abril de 2023. O objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições, sociedade e governos para as necessidades relacionadas ao assunto.

Como parte das ações do Programa Qualidade de Vida – Cuidar para Servir, da SEABE, a prefeitura enxergou na campanha um estímulo a essa reflexão.

“É uma oportunidade para refletirmos sobre como anda a nossa saúde mental. Isso é muito importante, que cada um olhe para dentro de si e faça uma avaliação sincera sobre sua própria saúde mental”, salientou o secretário de Administração, Leonardo Oliveira Rodrigues.

O tema trabalhado é a ‘Saúde Mental enquanto há tempo’. Palestras, apresentações de vídeos, varais informativos, e panfletagens na entrada da prefeitura com música ao vivo tomaram conta da programação. De terça a sexta, será realizado um workshop com a seguinte programação:

Dia 23 (terça-feira) – Unidade de Pronto Atendimento – UPA
Dia 24 (quarta-feira) – Hospital Municipal Eliane Martins – HMEM
Dia 25 (quinta-feira) – Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica
Dia 26 (sexta-feira) – Secretaria de Assistência Social
Horário: 09h

Plantão Psicossocial
Durante o mês de janeiro, a SEABE também aderiu ao Plantão Psicossocial para atender os servidores públicos, por meio do programa “Porta Aberta”, que integra as ações do governo municipal para o cuidado da saúde mental dos funcionários.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade. Estudos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa depois da pandemia do coronavírus.

Confira a matéria completa em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM