Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Alckmin critica decisão dos EUA sobre tarifas de aço e alumínio

Alckmin critica decisão dos EUA sobre tarifas de aço e alumínio

Alckmin critica decisão dos EUA sobre tarifas de aço e alumínio

A sobretaxação de 25% sobre o aço e o alumínio por parte dos Estados Unidos foi considerada “equivocada” pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em pronunciamento feito nesta quinta-feira (13). Segundo Alckmin, embora a decisão não tenha sido direcionada especificamente ao Brasil, ela afetará o comércio global.

“Entendemos que o caminho não é olho por olho. Se fizer olho por olho, vai ficar todo mundo cego. Comércio exterior é ganha, ganha. Ganha quem tem mais competitividade para exportar e ganha o conjunto da sociedade. O caminho é a reciprocidade e buscar diálogo”, afirmou Alckmin durante o anúncio da confirmação da tarifa zero para nove tipos de alimentos.

Ele ainda ressaltou que os Estados Unidos apresentam superávit comercial com o Brasil, com tarifa zerada para a maioria dos produtos entre os dois países. “A medida de aumentar para 25% a tarifa de aço e de alumínio não foi contra o Brasil, foi uma medida geral. O Brasil não é problema comercial para os Estados Unidos”, completou.

Nos primeiros meses de 2025, o Brasil registrou um déficit comercial de US$ 342,9 milhões com os Estados Unidos, que continuam a exportar mais do que importam. “Contando bens e serviços, o superávit comercial dos Estados Unidos com o Brasil chega a US$ 25 bilhões“, acrescentou Alckmin.

Os produtos mais vendidos pelos Estados Unidos ao Brasil incluem oito itens que têm tarifa zero devido à legislação sobre ex-tarifários, que isenta de imposto de importação bens de capital (máquinas e equipamentos utilizados na produção) e bens de telecomunicações. Atualmente, a tarifa média aplicada pelo Brasil a produtos norte-americanos é de 2,7%, sendo que 72% do que os Estados Unidos exportam ao Brasil entra no país sem qualquer alíquota.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM