O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou um alerta a respeito de um perfil falso no Instagram que está sendo utilizado para fraudes direcionadas a aposentados e pensionistas. A conta denunciada, chamada @assistencia_inss, emprega de maneira indevida a identidade visual e o nome da autarquia, além de utilizar informações oficiais, especialmente sobre a liberação de reembolsos de descontos indevidos.
O INSS destaca que não realiza atendimentos por redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e nunca solicita o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários através desses meios. É fundamental que os segurados permaneçam atentos e busquem sempre os canais oficiais do INSS para realizarem atendimentos.
Todos os serviços e informações sobre benefícios estão disponíveis pelo Meu INSS e pela Central 135.
De acordo com o INSS, o perfil falso tenta atrair usuários com postagens semelhantes às dos canais oficiais, prometendo maneiras mais fáceis de resolver pendências ou acelerar a liberação de valores relacionados aos descontos associativos. Ao clicar em links disponibilizados no perfil ou iniciar uma conversa, os cidadãos podem ser levados a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e fotos de documentos, que podem ser utilizados indevidamente para acessar contas vinculadas ao INSS ou para contratar empréstimos em nome das vítimas.
“O INSS reitera que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para qualquer solicitação, e que o uso indevido de sua marca e identidade visual é crime, passível de punição”, informa a autarquia.
O INSS está atuando para derrubar páginas e perfis falsos na internet e pede a colaboração da população para denunciar abusos.
Devolução de Descontos Indevidos
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a devolução de valores que foram descontados indevidamente por sindicatos e associações nos últimos cinco anos. O pedido pode ser realizado pelo Meu INSS ou pela Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Não há previsão de atendimento presencial nas agências para os descontos indevidos, e o governo está avaliando parcerias com agências dos Correios e da Caixa Econômica Federal.
Passo a passo para pedir a devolução:
- Entre no aplicativo Meu INSS
- Informe seu CPF e a senha
- Clique em “Do que você precisa?”
- Pesquise por “Consultar descontos de entidades”
- Marque se os descontos foram ou não autorizados
- Informe seu email e telefone para contato
- Declara que os dados são verdadeiros e clique em “Enviar Declarações”
Como a devolução será realizada?
As associações que tiverem pedidos de reembolso terão 15 dias úteis para apresentar a documentação que comprove a filiação, autorização para o desconto e identidade do segurado. Se for comprovado que o desconto foi indevido, o INSS disponibilizará o cálculo dos valores a serem ressarcidos e uma GRU (Guia de Recolhimento da União) para a restituição. O INSS repassará os valores ao beneficiário na mesma conta em que recebe a aposentadoria ou pensão, após a entidade realizar o pagamento. Não há prazo exato para a devolução do dinheiro, pois depende do tempo de resposta da entidade. Caso a associação não faça o pagamento, a situação será encaminhada à AGU (Advocacia-Geral da União) para medidas de ressarcimento.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br