10 de abril, de 2024 | 08:00
Alunos de faculdade de Ipatinga arrecadam quase 6 mil litros de leite para entidades
A ação faz parte do tradicional programa de recepção e integração de novos alunos
A Casa da Esperança e o Lar Paulo de Tarso, duas entidades localizadas em Ipatinga, foram beneficiadas com uma ação solidária realizada por alunos da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga. De fevereiro a abril, os calouros do curso de Medicina arrecadaram 5.801 litros de leite, que foram compartilhados com as duas instituições.
A iniciativa faz parte do programa Trote Cidadão, desenvolvido semestralmente pela escola de ensino superior, promovendo ações solidárias junto à comunidade. Este ano, a nova turma ingressante tinha a missão em arrecadar a maior quantidade de litros de leite para atender às demandas internas das casas de apoio, além de realizar visitas aos locais e planejar atividades sociais com os abrigados.
Ajuda
Mantida pelo Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc), localizada no bairro Vila Formosa, a Casa da Esperança é responsável por abrigar e assistir pessoas dependentes, na condição de abandonados ou social e economicamente carentes, de diversas faixas etárias, que atualmente conta com mais de 110 internos.
Para Maria Lúcia Valadão, carinhosamente conhecida como Tia Lúcia, administradora da Casa da Esperança, a certeza de que terá leite suficiente para todos é um alívio.
Esta arrecadação, fruto de uma competição saudável entre os alunos, nos proporcionou a tranquilidade em saber que não teremos que nos preocupar com este alimento, desde o café da manhã até o mingau ou vitamina que eles recebem à noite”, expressou.
Outra instituição beneficiada pela ação dos estudantes de Medicina foi o Lar Paulo de Tarso, localizado no bairro Bom Retiro, que no momento conta com 29 idosos residentes em suas dependências.
Dinâmica da arrecadação
Com grande adesão à gincana, os alunos do primeiro período do curso de Medicina se dividiram em quatro equipes e se movimentaram para arrecadar o produto. Para a aluna Laís Martins, o trote vai muito além da arrecadação do produto.
O Trote Cidadão é uma experiência totalmente diferente da que costumamos encontrar, com ele tivemos a oportunidade de ajudar a alimentar e nutrir vidas, além de doar atenção e carinho para quem mais precisa. Tivemos a oportunidade de visitar a Casa da Esperança, fizemos oficina de desenhos, pinturas, maquiagens para as mulheres, pintamos as unhas, levamos livros para doação e com isso tudo pudemos entender que uma simples atividade faz uma grande diferença, eles se sentem amados, acolhidos e importantes”, afirmou.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br