REDAÇÃO – A Aperam Bioenergia, por meio do Programa Aperam Raízes do Vale, desenvolvido desde 2022, ganhou a premiação da categoria “Melhor Empresa” na 14ª edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade – “Pensando Globalmente, Agindo Localmente”, promovido pela Revista Ecológico. A premiação ocorreu em Belo Horizonte, na última terça-feira (2).
O Programa Aperam Raízes do Vale atua com comunidades do Vale do Jequitinhonha (MG), que vivem em áreas de influência da empresa – elas foram convidadas a plantar culturas típicas locais, como feijão, milho e mandioca nas terras da Aperam, em consórcio com o plantio renovável de eucalipto, um incentivo à agricultura familiar e geração de renda.
“O reconhecimento deste projeto com o Prêmio Hugo Werneck indica que a iniciativa é uma boa prática de convivência em harmonia, prosperidade e sustentabilidade entre a empresa, meio ambiente e comunidades em sua área de atuação, e reforça o compromisso da Aperam em ampliar o programa, levando essa oportunidade a muitas outras associações comunitárias”, diz Luiz Carlos Ribeiro Magalhães, Gerente Executivo de Segurança Patrimonial e Shared Service da Aperam Bioenergia.
Cada associação comunitária recebeu, em regime de comodato, uma área de cinco hectares dentro das plantações de eucalipto da Aperam BioEnergia. O preparo da terra, o suporte para a obtenção da dispensa de licenciamento e a assessoria técnica para o plantio ficaram por conta da Aperam e da Emater-MG. Os produtores entraram com a mão de obra para plantio, manejo e colheita. “O projeto está totalmente alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 02 da ONU, que tem como meta ‘acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano’ ”, destaca Magalhães.
Maior produtora de carvão vegetal do mundo, a BioEnergia é a unidade da Aperam South America dedicada à produção de energia renovável que abastece a usina siderúrgica de Timóteo (MG), onde é fabricado o Aço Verde Aperam.
Carbonização de biomassa – Na etapa de preparação das terras para o plantio, tem sido usado o Biochar, produto certificado da Aperam BioEnergia, demonstrando o visível aumento de produção nas áreas em que foi aplicado. O Biochar é obtido por meio da carbonização de qualquer biomassa e, quando aplicado ao solo, o material ajuda a reter água e a condicionar a terra, auxiliando na disponibilização de nutrientes, garantindo também a retenção do carbono por centenas de anos, evitando sua liberação para a atmosfera.
Sobre a Aperam BioEnergia
A Aperam BioEnergia mantém cerca de 100 mil hectares de florestas plantadas no Vale do Jequitinhonha, onde está localizada, e cerca de 50 mil hectares de mata nativa preservada. Por meio do eucalipto, a empresa fabrica o carvão vegetal utilizado pela usina siderúrgica da Aperam South America, em Timóteo (MG).
A empresa aboliu o uso do coque, combustível fóssil, em seu processo produtivo em 2010, adotando carvão vegetal em 100% de sua operação. A medida abriu caminho para uma jornada de sustentabilidade que resultou na produção do Aço Verde Aperam, e, em 2022, a Aperam South America foi coroada com a conquista do balanço carbono neutro. Já pelo terceiro ano seguido, a empresa remove todos os gases de efeito de estufa que gera em seu processo industrial através das florestas plantadas da Aperam BioEnergia, feito inédito no mundo no segmento de aços planos especiais.
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br