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aprendizagens ainda abaixo dos níveis de 2019

Educação básica no Brasil: aprendizagens ainda abaixo dos níveis de 2019

A pandemia de covid-19 ainda deixa marcas profundas na educação brasileira. Apesar dos avanços registrados nos últimos anos, os níveis de aprendizagem continuam inferiores aos patamares de 2019. É o que indica o estudo Aprendizagem na Educação Básica: Situação Brasileira no Pós-Pandemia, lançado pelo Todos Pela Educação nesta segunda-feira (28).

A pesquisa analisou os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o desempenho em matemática e língua portuguesa entre estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Os dados revelaram que, em 2023, os resultados ainda não se equiparam às conquistas de 2019.

Resultados do Saeb 2023

  • No 5º ano do ensino fundamental, 55,1% dos estudantes tiveram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 43,5% em matemática; em 2019, esses índices estavam em 56,5% e 46,7%.
  • No 9º ano, 35,9% apresentaram aprendizagem adequada em língua portuguesa e 16,5% em matemática, em comparação com 35,9% e 18,4% em 2019.
  • No ensino médio, apenas 32,4% alcançaram uma aprendizagem adequada em língua portuguesa e 5,2% em matemática, enquanto em 2019, esses números eram 33,5% e 6,9% respectivamente.

“Se os desafios já eram significativos antes da pandemia da covid-19, a realidade atual torna ainda mais urgente o desenvolvimento de políticas públicas para reforçar as aprendizagens e mitigar desigualdades, assegurando o direito à educação de qualidade para todos”, afirma o estudo.

A pesquisa também destaca que as desigualdades educacionais, que já eram evidentes entre diferentes grupos raciais e socioeconômicos, foram ampliadas. As disparidades raciais na aprendizagem, por exemplo, se tornaram maiores em 2023 em comparação a 2013.

Em 2013, a diferença no percentual de estudantes do 5º ano do ensino fundamental com aprendizagem adequada entre brancos/amarelos e pretos/pardos/indígenas era de 7,9 pontos percentuais em língua portuguesa e 8,6 pontos percentuais em matemática. Em 2023, essas discrepâncias aumentaram para 8,2 e 9,5 pontos percentuais, respectivamente.

Para o ensino médio, a diferença entre esses grupos em língua portuguesa passou de 11,1 para 14 pontos percentuais, enquanto em matemática, a variação foi de 4,4 para 3,9 pontos percentuais.

Dia Mundial da Educação

A divulgação desse estudo coincide com o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril. Essa data foi estabelecida após o Fórum Mundial de Educação em Dakar, onde 164 países, incluindo o Brasil, firmaram compromissos de desenvolvimento educacional.

Em parceria com o Todos pela Educação, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) também revelou dados preocupantes sobre a aprendizagem em matemática, utilizando informações do Saeb. Os dados completos podem ser acessados na plataforma QEdu.

Em 2023, apenas 16% dos estudantes do 9º ano atingiram aprendizagem adequada em matemática, uma queda em relação aos 18% de 2019 e aos 15% de 2021. Já no 3º ano do ensino médio, a porcentagem permanece estável em 5% desde 2021, com desigualdades evidentes entre grupos raciais e sociais. Enquanto 8% dos brancos obtiveram aprendizagem adequada, entre os pretos, a porcentagem caiu para 3%.

As desigualdades também são notórias de acordo com a condição socioeconômica: 61% dos alunos mais ricos alcançaram aprendizagem adequada em língua portuguesa no 5º ano, contra apenas 45% entre os mais pobres. Em matemática, os números são 52% em comparação a 32%, respectivamente.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

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