Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Aproximadamente 5 mil famílias em Coronel Fabriciano, tem lâmpadas substituídas pela Cemig

Aproximadamente 5 mil famílias em Coronel Fabriciano, tem lâmpadas substituídas pela Cemig

Aproximadamente 5 mil famílias em Coronel Fabriciano, tem lâmpadas substituídas pela Cemig

Projeto já substituiu lâmpadas de moradores em 2023 de Governador Valadares e Ipatinga. Desligamento programado: saiba onde a Cemig vai fazer melhorias na rede elétrica em Governador Valadares e Ipatinga
CEMIG/divulgação
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), está substituindo lâmpadas de quase 5 mil famílias em Coronel Fabriciano. O “Cemig nas Comunidades”, como é chamado, consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED. O é objetivo oferecer mais oportunidades de economia de energia e conscientizar a população.
O principal benefício, segundo a Companhia, são as orientações de eficiência energética, que incentivam a mudança de hábitos simples e que representam uma importante possibilidade de redução do desperdício de energia e consequente redução da fatura de energia.
Em 2023 Governador Valadares e Ipatinga foram beneficiadas com a iniciativa. A Companhia informou que os funcionários se apresentam devidamente uniformizados e com crachá.
As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade.
Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig.
Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: “os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para ver o andamento do projeto em cada comunidade”, destaca.
Programa de Eficiência Energética
O Cemig nas Comunidades faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) de atendimento à sociedade.
Até o momento, moradores de mais de 745 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2003 e 2023, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 920 milhões.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Confira a matéria completa em: g1.globo.com

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM