11 de abril, de 2024 | 08:00
Asapac de Ipatinga arrecada doações para ajudar pacientes oncológicos
O trabalho realizado pela associação busca proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes
A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) de Ipatinga arrecada itens para atender as necessidades de pacientes oncológicos. Entre eles, estão: suplemento alimentar; medicamentos; leite; fraldas geriátricas e cestas básicas. A maior demanda consiste em suplementos alimentares e medicamentos. Além disso, a entidade também recebe doações de cabelos para confecção de perucas.
Trata-se de uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos pacientes em tratamento de câncer. Ela está localizada na rua Goiânia, número 670, no bairro Caravelas, em Ipatinga.
Além de fornecer auxílio para os pacientes com os itens ofertados, a associação também os beneficia com atendimentos de assistente social, psicóloga e fisioterapeuta. Há tanto profissionais voluntários quanto remunerados.
A coordenadora da Asapac, Lucélia Oliveira Santos, explicou à reportagem do Diário do Aço que a captação de recursos para manter a entidade e os atendimentos ocorre por meio da ajuda da população. Temos uma equipe de operadoras de telemarketing que fazem as ligações para pedir as doações e mensageiros que buscam e levam os recibos até os doadores”, afirmou.
Atendimento
Em média, a entidade atende de 270 a 300 pacientes por mês. Para ser atendido, é preciso estar em tratamento oncológico e obter um encaminhamento para o cadastro com o assistente social da associação.
Tal cadastro é feito pelo paciente ou familiar por meio de agendamento. Para isso, é necessário ter em mãos documentos pessoais, comprovantes de endereço e laudo médico.
Lucélia ressaltou que a Asapac de Ipatinga atende a pacientes de mais de 80 municípios, que fazem tratamento no Centro de Oncologia e Radioisótopos (Cor). Quando o assistente social vê a necessidade do paciente, que é de baixa vulnerabilidade, ele já faz o encaminhamento. Dessa forma, o paciente ou o acompanhante já nos liga para fazer o agendamento e ser inserido nos benefícios da associação. É muito prático e sem burocracia”, concluiu.
Para ajudar, é possível ir até ao endereço da entidade ou entrar em contato por meio dos telefones: (31) 3821-6609 e (31) 9 9744-7708.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br