Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço » Ipatinga » Assassino de Tiago Brito é condenado a mais de 29 anos de cadeia pelo Júri em Ipatinga

Assassino de Tiago Brito é condenado a mais de 29 anos de cadeia pelo Júri em Ipatinga

mn_20240710104214_ngwKN4nx48.jpg

USIMINAS TRAINEE 02 - 728X90

10 de julho, de 2024 | 14:00

Assassino de Tiago Brito é condenado a mais de 29 anos de cadeia pelo Júri em Ipatinga

Rainier de Almeida foi sentenciado por homicídio com três qualicadoras reconhecidas pelo Conselho de Sentença

atualizada à 0h21 de 11/7

Wellington Fred
Manifestgação pacífica foi promovida por familiares e amigos de Tiago Brito, com pedido de justiçaManifestgação pacífica foi promovida por familiares e amigos de Tiago Brito, com pedido de justiça

O comerciante Rainier de Almeida Dias, de 43 anos, foi condenado a 29 anos e 2 meses de prisão nos primeiros minutos desta quinta-feira (11) pelo Tribunal do Júri da comarca de Ipatinga. Ele recebeu a condenação por matar a tiros o também comerciante, comediante e influenciador digital, Tiago Rodrigues de Brito, de 36 anos, crime praticado em 15 de agosto de 2023.

Logo na abertura dos trabalhos, por volta das 9h de quarta-feira, advogados da defesa pediram o desaforamento do caso, ou seja, que o crime fosse julgado em outra comarca, visto que já havia uma opinião já formada sobre o crime em Ipatinga, em função da comoção social gerada. O pedido foi negado pelo juiz Felipe Ceolin, que preside a sessão do tribunal, cujo corpo de jurados é composto por três mulheres e quatro homens. O promotor de Justiça Igor Citeli Fajardo Castro representa o Ministério Público.

O homicídio em julgamento nesta quarta-feira foi praticado dentro da farmácia da vítima, localizada na avenida das Flores, no bairro Bom Jardim, conforme noticiado pelo Diário do Aço na época do fato.

Após o crime, filmado por câmeras de segurança na farmácia de propriedade da vítima, Rainier fugiu. Apresentou-se à polícia dois dias depois, foi ouvido e liberado na manhã de 17/8. À noite a Justiça decretou sua prisão, mas ele já havia fugido da região. Passados cinco meses do fato, o acusado foi localizado e preso na própria casa dele, no Bom Jardim, ao visitar os familiares depois de passar um tempo escondido em Vitória, no Espírito Santo. Ele foi denunciado pelo MPMG por homicídio com três qualificadoras. Se condenado em todas as acusações pode pegar uma pena em torno de 20 anos de reclusão.

Wellington Fred
O plenário da Câmara Municipal de Ipatinga está lotado e há limitação de público O plenário da Câmara Municipal de Ipatinga está lotado e há limitação de público

Manifestação pacífica antes do julgamento

No começo da manhã desta quarta-feira, amigos e familiares fizeram uma manifestação silenciosa em frente à Câmara Municipal. O plenário do Legislativo é usado como Tribunal do Júri, por causa das obras de ampliação no Fórum Valéria Vieira Alves.

Advogado da defesa
Atuam na defesa do réu os advogados, André Vartuli, André Dolabela, Ignácio Barros e Renato Schwartz. Em entrevista ao Diário do Aço, o advogado André Dolabela afirmou que a expectativa da defesa é demonstrar para os jurados vários pontos que não foram tratados devidamente. “As provas serão produzidas, na instrução em plenário e os jurados terão condições e entender as reais motivações por trás de todo o episódio”, enfatizou.

Álbum pessoal
Tiago Brito tinha 36 anos e deixou esposa e filho, agora com três anos Tiago Brito tinha 36 anos e deixou esposa e filho, agora com três anos

O advogado acrescentou que se trata de um caso complexo que foi motivado por um comportamento absolutamente indevido por parte da vítima que, ainda que se coloque na posição de “blogueiro”, não pode difamar as pessoas e atingir a honra delas.

Assistente da acusação
Já, o advogado assistente de acusação, Gessy Moreira Mendes Júnior, constituído pela família, para atuar ao lado do Ministério Público na acusação contra o comerciante Rainier de Almeida. “Acredito que a denúncia ofertada pelo Ministério Público será reconhecida, com as qualificadoras, pelos jurados”, enfatizou. O advogado atua com outros dois colegas na assistência da acusação: Leandro Bastos e Eliseu Borges Brasil.

Motivação: Publicação em mídia social
Quanto à motivação, os indícios apontam que está relacionada a uma publicação que o humorista/blogueiro fez em seu perfil no Instagram, sem citar qualquer nome, mas relatando de forma humorada o caso de um homem apanhado em flagrante pela esposa, na cama com outro homem.

Reprodução
Rainier de Almeida Dias, de 43 anos, acusado de matar a tiros o também comerciante, comediante e influenciador digital, Tiago Rodrigues de BritoRainier de Almeida Dias, de 43 anos, acusado de matar a tiros o também comerciante, comediante e influenciador digital, Tiago Rodrigues de Brito

O nome do comerciante não foi citado na postagem. Entretanto, Rainier entendeu que a postagem era direcionada a ele. Testemunhas afirmam que Rainier chegou a falar sobre a postagem antes de cometer o crime dentro da farmácia de Tiago Brito, no que Tiago respondeu: “Mas eu nem te conheço”. Em seguida, foi alvejado pelos tiros em seguida.

Já publicado:
Comerciante assassino do influencer Tiago Brito vai a julgamento nesta quarta-feira

Apresentação na polícia e armas apreendidas

Na manhã de 17 de agosto, acompanhado de um advogado, Rainier de Almeida apresentou-se na Delegacia de Polícia Civil, prestou depoimento e, como não havia qualquer ordem de prisão expedida contra ele, foi liberado, conforme determina a lei. O delegado titular da Delegacia de Homicídios, Marcelo Franco Marino, explicou que, pela legislação, caso fosse preso, seria cometida uma arbitrariedade.

Logo depois do depoimento policiais foram à residência do investigado e ele teve apreendidas duas armas de fogo, a pistola calibre 380 que usou no dia do crime, uma carabina e ainda farta munição. Rainer possuía o armamento na condição de Colecionador / Caçador / Atirador (CAC) e teve pedida a cassação do direito de possuir e portar armas.

No começo da noite de 17 de agosto, a Justiça Criminal atendeu a um pedido do MPMG e expediu um mandado de prisão temporária contra Rainier de Almeida Dias, que não foi mais encontrado. Ele permaneceu foragido por cinco meses até que foi preso ao retornar a Ipatinga, depois de ter se escondido em Vitória (ES).

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM