GOVERNADOR VALADARES – Na última segunda-feira (31), a Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce realizou suas Assembleias Geral Ordinária e Extraordinária no galpão ao lado de seu Armazém, situado na BR-116, KM 415, bairro Planalto, em Governador Valadares. A primeira chamada ocorreu às 11h, a segunda às 12h e a terceira às 13h. A Assembleia é um dos momentos mais importantes para uma cooperativa, pois é quando os cooperados exercem seu poder de decisão e garantem a transparência na gestão.
Durante a Assembleia Geral Extraordinária, foram discutidos temas como a reformulação do Estatuto Social da Cooperativa, visando modernizar aspectos da gestão e governança, e a inclusão de novas modalidades de devolução do Capital Social, benefício que, neste ano, contemplará cerca de 200 cooperados. Além disso, foi criada uma diretoria, composta por Gilmar de Oliveira, que assume como diretor institucional, e Cláudio Oliveira, agora diretor industrial e comercial. Vale destacar que a última revisão do Estatuto Social ocorreu há 11 anos.
O ponto alto da Assembleia Geral Extraordinária foi a devolução do capital social e a homenagem a 34 cooperados com mais de 80 anos de idade e pelo menos 15 anos de associação à Cooperativa. O momento foi marcado por discursos de reconhecimento e gratidão aos homens e mulheres que acreditaram na Cooperativa desde seus primeiros passos. Alguns desses homenageados estão na instituição há 15 anos, enquanto outros dedicaram mais de seis décadas à parceria cooperativista. Suas histórias e trajetórias representam a essência do cooperativismo: união, crescimento conjunto e impacto positivo na comunidade.
Para o diretor-presidente da Cooperativa, João Marques, a devolução do capital social é um ato de justiça com os cooperados. “Ao longo dos anos, cada cooperado acumulou capital com base na quantidade de leite entregue à Cooperativa. Mais do que um valor monetário, cada litro de leite representou o fortalecimento de um propósito coletivo, gerando oportunidades e transformando a realidade de muitas famílias. Hoje, ao receberem a totalidade de seu capital social, os homenageados não apenas exercem um direito assegurado pelo Estatuto, mas também recebem o reconhecimento por tudo que construíram. Esse momento simboliza nosso profundo respeito e gratidão a cada um deles. É um dos pontos mais altos da minha trajetória à frente da diretoria desta casa”, celebrou.
Para eternizar essa história, cada homenageado recebeu a Medalha de Honra Luís de Castro Côrtes, a maior honraria da Cooperativa, que leva o nome do primeiro presidente da instituição e simboliza a mais sincera reverência aos cooperados.
Durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), foram discutidas pautas essenciais para a administração da Cooperativa, incluindo a prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício de 2024, a apresentação do Relatório de Gestão e do Balanço Patrimonial, a destinação das sobras (resultado financeiro) e outros assuntos de interesse social. Além disso, foram eleitos e empossados os novos membros do Conselho Fiscal: Divino Rodrigues, Marcos Leite, Jasmo, Meire Azevedo, Ilmo Coelho e Márcio Pimenta.
O diretor-vice-presidente da Cooperativa, Fernando Ferreira, destacou a relevância das assembleias para a instituição. “São momentos fundamentais para apresentar os resultados da Cooperativa e mostrar aos cooperados tudo o que foi realizado ao longo do ano. O ano de 2024 foi desafiador para a cadeia produtiva, mas trabalhamos intensamente para tornar a atividade leiteira sustentável”, afirmou.
A Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce reafirma seu compromisso com a transparência, a governança participativa e o fortalecimento do cooperativismo, celebrando avanços e honrando sua história.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br