Search
Close this search box.
Home » News » Associação de moradores é contemplada com equipamentos por serviços de utilidade pública – Portal ZUG – Vale do Aço

Associação de moradores é contemplada com equipamentos por serviços de utilidade pública – Portal ZUG – Vale do Aço

Associação de moradores é contemplada com equipamentos por serviços de utilidade pública - Portal ZUG - Vale do Aço


Adquiridos com recursos provenientes de compensação ambiental, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio ambiente (Sesuma), entregou nesta quarta-feira (29) uma série de materiais de serviço à Associação de Moradores do Bairro Ideal – AMBI. A entidade foi contemplada em razão da prestação de serviços de utilidade pública e atividades pró-meio ambiente que vem realizando juntamente com a organização “SOS Sem Queimadas” para o município de Ipatinga. Entre os insumos recebidos estão abafadores, uma roçadeira e enxadas.
De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente (Demam), Fernanda Freitas, a iniciativa partiu da própria Sesuma, após deliberação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Codema.
“A AMBI possui representantes que fazem parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que demonstraram interesse em receber os equipamentos. Essa é uma importante ação que vem para fortalecer as iniciativas de proteção ao meio ambiente, principalmente as relativas ao combate às queimadas, realizadas pela Associação”, destaca a técnica.
Os novos equipamentos serão utilizados para a manutenção das áreas verdes do bairro Ideal e adjacências, especialmente atividades de combate a incêndios.
Compensação ambiental
Para receber materiais através de compensação ambiental, a instituição deve ser devidamente registrada, possuindo CNPJ e comprovar que realiza atividades em prol do meio ambiente dentro do município de Ipatinga. Outras associações/instituições já receberam materiais após definida compensação ambiental pelo Codema, como a Associação Ambientalista Samambaia.
“Quando alguém solicita uma intervenção ambiental passível de deliberação por parte do Codema, o conselho pode solicitar alguma medida para compensar o impacto ambiental da intervenção. A compensação é proporcional ao impacto causado e deve, de alguma maneira, atingir a área diretamente afetada. Neste caso, como a AMBI vem fazendo ações que acarretam benefícios aos recursos ambientais do bairro, o conselho deliberou beneficiá-la com o recebimento dos equipamentos”, destacou a diretora.

Confira mais em: zug.net.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM