O Atlético entrou em campo neste domingo (8/10) sabendo que, após mais de três meses, poderia voltar ao G6 nesta 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, destruindo qualquer previsão que se baseasse no óbvio, o time alvinegro, que tinha a melhor campanha do returno, perdeu de virada para o Coritiba, então lanterna, na Arena MRV. É a primeira derrota do Galo em sua nova casa.
O Atlético, que foi a campo sem Battaglia (com dores no joelho) e Pedrinho (com incômodo na coxa), abriu o placar aos 13 minutos do segundo tempo, com Hulk. Matheus Bianqui deixou tudo igual aos 18 e Slimani fez o gol da vitória alviverde aos 45.
O time alvinegro desperdiçou a chance de entrar no G6. Isso porque o Fluminense, então sexto colocado, perdeu por 2 a 0 para o Botafogo e estacionou nos 41 pontos. Se vencesse, o Galo chegaria a 43, mas, com a derrota, caiu da sétima para a oitava posição, com 41. O Coritiba, agora com 20 pontos, deixa o último lugar para o América e sobe para 19º.
Com a pausa para a data Fifa, o Atlético volta a jogar no próximo dia 19 (quinta-feira), quando encara o Palmeiras, às 19h, no Allianz Parque. Já o Coxa pega o Cuiabá no dia anterior, às 20h, no Couto Pereira.
Jogo morno
As duas equipes enfrentaram dificuldades de criação no primeiro tempo. Tanto é que, em 52 minutos, apenas uma finalização alcançou a meta, mas sem entrar. E o Atlético só conseguiu chegar pela primeira vez aos 35, em cabeçada sem direção de Hulk.
O time alvinegro tentou, ainda, em chute de Pavón, que passou longe, e teve a melhor chance em testada de Paulinho, aos 48, que o goleiro Gabriel pegou sem grande dificuldade. Do outro lado, o Coxa só ameaçou em cobrança de escanteio, aos 51, quando Everson impediu um gol olímpico de Victor Luis.
Coxa vira
O Atlético voltou do intervalo com Zaracho no lugar de Alan Franco, e o jogo ganhou em emoção na segunda etapa, especialmente a partir do gol de Hulk, aos 13 minutos. Pavón inverteu o jogo de forma perfeita, Mariano chegou na ponta direita e cruzou para o artilheiro cabecear para a rede e marcar pela primeira vez na Arena MRV. Até então, Paulinho era o único jogador a balançar a rede no estádio.
Mas a alegria alvinegra só durou cinco minutos. Matheus Bianqui arriscou de fora da área e marcou um golaço ao acertar o canto esquerdo de Everson, à meia altura. Foi o primeiro gol sofrido pelo Galo em sua nova casa.
Pouco depois, o time alvinegro perdeu Mariano, que sentiu uma fisgada na coxa direita. Diante do empate, Felipão colocou Patrick e Alan Kardec em campo nos lugares de Igor Gomes e Pavón. Mas foi o Coxa que fez o segundo. Aos 45, Jamerson carregou a bola até a ponta esquerda e cruzou para Slimani testar para a o gol.
Atlético 1×2 Coritiba
Atlético: Everson; Mariano (Saravia), Mauricio Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco (Zaracho) e Igor Gomes (Alan Kardec); Paulinho, Hulk e Pavón (Patrick). Técnico: Felipão
Coritiba: Gabriel; Natanael, Kuscevic (Jean Pedroso), Henrique e Victor Luis (Jamerson); Willian Farias, Matheus Bianqui e Sebastián Gómez (Andrey); Diogo Oliveira (Kaio César), Slimani e Robson (Garcez). Técnico: Thiago Kosloski
Gols: Hulk (13’/2ºT), Matheus Bianqui (18’/2ºT) e Slimani (45’/2ºT)
Cartões amarelos: Mauricio Lemos e Otávio (Atlético) Robson (Coritiba)
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 8 de outubro de 2023, às 18h30
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Público: 38.358
Renda: R$ 2.348.496
Confira a matéria completa em: zug.net.br