Atlético ou Cruzeiro? O No Ataque conversou com jornalistas e comentaristas, e eles apontaram o favorito ao título do Campeonato Mineiro de 2025. Veja abaixo a opinião de 14 especialistas sobre o Estadual.
O Mineiro começa neste sábado (18/1). Considerados favoritos ao título, o Atlético busca o hexacampeonato consecutivo do Estadual, enquanto o Cruzeiro deseja quebrar a série do rival e voltar a erguer a taça após seis anos.
Alexandre Lozetti, comentarista do SporTV
“Entre tantas inconsistências nos principais candidatos, o Cruzeiro tem maior potencial. Para dar certo e para dar errado. O treinador é talentoso e precisa se recuperar de um mau ano. Os principais jogadores contratados não vivem mais o auge, mas podem voltar a ele. Nem sempre a reunião de bons atletas resulta num bom time, é preciso saber reunir características. A gestão já mostrou fragilidades e vaidades perigosas. O Atlético perdeu um de seus artilheiros e tem novo-velho técnico, que há algum tempo não inicia uma temporada trabalhando. Por tudo isso, vejo mais chances para o Cruzeiro, neste momento”
Alexandre Lozetti, comentarista do SporTV
Casagrande, ex-jogador e colunista do UOL
“Apesar das muitas contratações do Cruzeiro, ainda acho o Atlético um pouco mais favorito, mesmo perdendo o Paulinho para o Palmeiras, porque acho o Cuca um treinador mais experiente e não inventa para montar um time. O Cruzeiro tem o Fernando Diniz e nunca se sabe o que pode acontecer e, na grande maioria das vezes, seu estilo não deu certo”
Casagrande, ex-jogador e colunista do UOL
Cláudio Arreguy, editor do Estado de Minas entre 2002 e 2016 com passagem pela ESPN
“Pela primeira vez desde 2019 o Cruzeiro entra no Campeonato Mineiro como principal favorito ao título. Pelo alto investimento feito no elenco, com nomes como Dudu e Gabigol e a volta de Fabrício Bruno, entre outros recém-contratados, mas também pela manutenção dos seus melhores jogadores: Cássio, William, João Marcelo, Matheus Henrique, Matheus Pereira e Kaio Jorge. Se a mexida ousada resultará em títulos, não dá para garantir, pois o futebol tem seus imponderáveis.
Outro fator para apontar o favoritismo cruzeirense é o enfraquecimento do elenco do Atlético, após a saída de Paulinho, Zaracho e Battaglia. É claro que não dá para descartar a possibilidade de o Galo levantar o segundo hexa de sua história, porque o time ainda tem jogadores que já se provaram decisivos, como Everson, Guilherme Arana, Gustavo Scarpa e, acima de todos (incluídos os destaques celestes), Hulk.
O América enfraqueceu-se na virada do ano. Dele não se pode esperar muito. E, da turma do interior, o Athletic, novo integrante da Série B nacional, é o que reúne mais chance de aprontar alguma surpresa, seguido pelo Tombense. Os demais farão figuração”
Cláudio Arreguy, editor do Estado de Minas entre 2002 e 2016 com passagem pela ESPN
Duda Gonçalves, repórter da Record
“Creio que não há um favorito ao título do Campeonato Mineiro. Os times chegam ao Estadual com mudanças significativas. O Atlético com técnico novo, com perdas importantes na espinha do time, como Battaglia e Zaracho. Vai precisar de tempo para encaixar a nova – nem tão desconhecida – filosofia.
O Cruzeiro, por outro lado, mantém o treinador e a ideia de jogo, continuidade de trabalho e entendimento maior, mas tem peças que vão precisar de tempo de adaptação, como Gabigol, Fabrício Bruno. Um destes times chegará à final, por óbvio. Mas, acredito que os times do interior possam surpreender também, como por exemplo, Athletic, recém-chegado à Série B. Tem um técnico que conhece o time, e um elenco com vontade de seguir fazendo história, isso pode contribuir”
Duda Gonçalves, repórter da Record
Jaeci Carvalho, colunista do Estado de Minas
“O grande favorito é o Cruzeiro, porque tem mais time, mais grupo, mais banco, mais técnico do que o seu rival. Neste momento o Cruzeiro está muito forte, contratou os melhores jogadores do mercado, tem o maior jogador do Brasil, que é o Gabigol, artilheiro, 16 gols em 17 finais, então é o grande favorito a conquistar o título mineiro.
Se vai ganhar ou não, eu não sei. Aí é outra história. A gente não tem bola de cristal, mas que neste momento o Cruzeiro supera o Atlético em tudo, supera. E o América também, é claro. Então acho que o favoritismo é totalmente do Cruzeiro, se o time encaixar, se o time engrenar, porque ainda precisa de entrosamento, mas o Atlético também se dissolveu aí, e os jogadores que chegaram vão precisar se entrosar com o Cuca e entre eles.
E não é o caso do Cruzeiro. O entrosamento já está bem adiantado. Eu tenho acompanhado aqui nos Estados Unidos. Então, realmente para mim, o grande favorito é o Cruzeiro, e a diretoria já disse que vai entrar forte no Mineiro para ganhar o Campeonato Mineiro. Querem acabar com essa hegemonia do Atlético nos últimos anos, e o Cruzeiro vem forte para buscar todos os títulos da temporada. Se vai ganhar ou não, não sei, mas que está forte. está. Então, o grande favorito é o Cruzeiro, sem dúvida nenhuma”
Jaeci Carvalho, colunista do Estado de Minas
Kelen Cristina, colunista do Estado de Minas
“O Campeonato Mineiro de 2025 talvez seja, nos últimos anos, o de desfecho mais complicado de prever. Difícil não apostar em Atlético e Cruzeiro na final, até pelo poderio financeiro em relação às demais equipes, porém, a partir daí, vira mesmo um exercício de futurologia.
Pelo peso dos reforços, o time celeste entraria em vantagem nessa disputa particular, mas a tendência é de que precise de mais tempo para encontrar o ajuste de suas peças. O clima também está mais favorável pelos lados da Toca da Raposa, que vive lua de mel com seu torcedor, empolgado com as contratações.
Já o Atlético não apresentou novidades relevantes e, na contramão, sofreu com baixas importantes e vai recompor seu grupo com o Estadual em andamento. Vem sendo cobrado pela torcida por isso. Contudo, permanece com uma espinha dorsal que pode favorecê-lo neste início de temporada.
Nesse cenário, acredito em favoritismo do Cruzeiro baseando na possibilidade de que valores individuais acabem fazendo a diferença na corrida pelo título”.
Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN
“O favorito é o Atlético, apesar de todas as contratações do Cruzeiro. O Atlético ainda tem uma base mais pronta, apesar da saída de jogadores. O time precisa de menos adaptações e tem a oportunidade de um histórico hexa, que igualaria o que foi feito pelo time dos anos 1980. E até considerando que o Atlético talvez não entre como candidato hoje nas competições nacionais e internacionais, seria oportunidade de ter alguma conquista importante no ano”
Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN
Leopoldo Siqueira, apresentador do Alterosa Esporte
“Atlético e Cruzeiro, normalmente, despontam como favoritos ao título mineiro. O alvinegro trouxe Cuca e manteve a base, mas perdeu muitos jogadores e está com um elenco irregular. O Cruzeiro está motivado com os reforços milionários e quer desbancar o rival, que conquistou os últimos 5 campeonatos estaduais. Vejo o Cruzeiro com mais condições este ano”
Leopoldo Siqueira, apresentador do Alterosa Esporte
Mariana Spinelli, apresentadora da ESPN
“Nos últimos anos, é a vez mais difícil de responder quem é o favorito do Campeonato Mineiro, que fica entre Atlético e Cruzeiro, obviamente, muito pelo que o Cruzeiro fez. Eu acho que esse é um mérito de, talvez, igualar essa briga pelo que é o imaginário do que pode vir a ser o Cruzeiro nesse Campeonato Mineiro. A gente ainda não viu o Cruzeiro em campo [participação enviada na quarta-feira (15/1)].
Mas pelas contratações, é o Cruzeiro que pode fazer força pelo seu elenco, pela confiança, pela empolgação, e a gente sabe que tudo isso muda na hora que a bola começa a rolar. Então o Atlético defende o seu título, sempre vai entrar como um favorito, mas eu acho que, pela primeira vez em uns bons anos, o Cruzeiro consegue igualar e entrar nessa briga, falando de igual para igual, pelo menos antes da bola rolar”
Mariana Spinelli, apresentadora da ESPN
Mário Marra, comentarista da ESPN
“Não tem como fugir do favoritismo de Atlético e Cruzeiro. Até a temporada passada, a gente percebia uma diferença maior para o Atlético e olha que o Mineiro foi definido daquela forma, né? Com vantagem do Cruzeiro, e o Atlético ganhando no Minerão. Então, eu acho que agora é diferente, porque o Cruzeiro se mostra como um time com sequência de trabalho do técnico e reforçado da final da temporada passada para agora. O Atlético tem um belo time, ainda acho, mas agora eu acho que é mais dividido. Se o ano passado era um pouco mais para o Atlético, talvez agora seja ‘pau a pau’ ou um pouco mais pro Cruzeiro”
Mário Marra, comentarista da ESPN
Mauro Beting, comentarista do SBT e TNT Sports
“O favorito é o Cruzeiro. É uma grande incógnita, a gente não sabe como é que vai estar. Não quero agourar como, por exemplo, a SeleGalo de 1994, mas são muitos nomes muito bons de grande história.
Gabigol, ídolo e craque do Flamengo no século 21, Dudu, a mesma história no Palmeiras, Cássio, para muitos, maior goleiro de um clube [Corinthians] que teve Dida, Gilmar, Ronaldo Giovanelli – para muitos, não só o melhor goleiro, o maior ídolo da história do Corinthians que teve Rivelino, Marcelinho. Enfim, é um time muito bom. O time reserva do Cruzeiro hoje é melhor do que era qualquer equipe do Cruzeiro titular de 20 para cá e até a do ano passado.
E o Galo teve um ano muito maluco: vice da América, vice da Copa do Brasil, mas lutando até na última rodada para não cair. E tem treinador novo, enquanto o Cruzeiro tem um treinador desgastado – Diniz fez uma temporada pavorosa. Diria que é uma incógnita, mas, depois dessa longa explanação, para ficar em um só: Cruzeiro”
Mauro Beting, comentarista do SBT e TNT Sports
Natália Andrade, repórter da ESPN
“Eu acho que esse vai ser o campeonato mais equilibrado dos últimos anos, porque de um lado a gente tem o Galo que, mesmo com as muitas saídas, é uma equipe já entrosada, com jogadores que se conhecem e estão acostumados a jogar juntos. Considerando que a equipe ainda deve se reforçar, acredito que chega bem à disputa.
E do outro lado tem o Cruzeiro, que se reforçou muito e tem o melhor elenco no papel, mas depende do time se encaixar e, principalmente, se adaptar ao estilo de jogo do Diniz, o que não costuma ser fácil.
Sem ver as duas equipes em campo e indo nome a nome, acredito num leve favoritismo do Cruzeiro até pelo desafio de se quebrar essa sequência de campeonatos do Galo”.
Natália Andrade, repórter da ESPN
Paulo Cesar Vasconcellos, comentarista da Globo
“O Cruzeiro é o favorito para a conquista do Mineiro. Noves fora o pouco tempo de entrosamento, a equipe reuniu dois jogadores, Gabriel e Dudu, que individualmente fazem a diferença. O Galo perdeu o Paulinho e sua ausência é difícil de ser compensada. Não é um acentuado favoritismo, mas o Cruzeiro tem mais e melhores condições”
Paulo Cesar Vasconcellos, comentarista da Globo
Paulo Vinícius Coelho, comentarista da Paramount
“Eu acho que ainda é o Atlético porque o Cuca vai conseguir tirar mais desse time do que foi tirado no ano passado, mesmo sem Paulinho. E porque o Diniz ainda tem uma certa necessidade de montar um time a partir dos reforços que são ótimos, mas tem que estruturar essa equipe. Talvez, o Diniz demore mais para estruturar. Por isso, eu acho que o favorito ainda é o Atlético”
PVC, comentarista da Paramount
A notícia Atlético ou Cruzeiro? Jornalistas elegem o favorito ao título do Mineiro foi publicada primeiro no No Ataque por Pedro Bueno
Confira a matéria completa em: noataque.com.br