Repleto de desfalques, o Atlético passou a ter somente um volante à disposição para o jogo contra o Palmeiras, pela nona rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Existe a possibilidade, de toda forma, de que o técnico Gabriel Milito não utilize esse atleta na escalação do Galo. A seguir, o No Ataque apresenta as alternativas do treinador argentino para o confronto.
O único volante à disposição no Atlético é o jovem Paulo Vitor, de 19 anos. O jogador encerrou a formação nas categorias de base do Galo e tem apenas dois jogos como profissional do clube mineiro – ambos saindo do banco de reservas.
A inexperiência e a inatividade são fatores que podem ser decisivos para que o único volante à disposição do Atlético não seja acionado como titular contra o Verdão. Paulo Vitor não atua desde 2 de março – data da vitória do Galo sobre o Ipatinga, por 3 a 0, na primeira fase do Campeonato Mineiro.
No começo daquele mês, o jovem sofreu lesão importante no tornozelo esquerdo e precisou passar por procedimento cirúrgico. Ele foi totalmente liberado pelo departamento médico do Atlético somente na semana passada e, também por isso, tem menores chances de iniciar o compromisso contra o Palmeiras.
Os desfalques na “volância” do Atlético
Para analisar as outras alternativas de Milito, é importante levar em consideração que o treinador argentino optou, em todos os jogos no comando do Atlético, por uma saída de bola com três atletas na linha de defesa e dois no suporte um pouco mais à frente. Costumeiramente, espaços estes ocupados por Otávio e Alan Franco.
O primeiro dos titulares está em etapa de transição física após sofrer lesão na coxa esquerda. Já o segundo representa o Equador na disputa da Copa América.
Rodrigo Battaglia, outro jogador da posição, foi expulso na vitória do Atlético diante do Bragantino e terá de cumprir suspensão automática contra o Palmeiras. Por fim, o meio-campista Matías Zaracho, que também pode ser “improvisado” na posição, teve lesão no tornozelo esquerdo constatada nesta quinta-feira (13/6).
Outras alternativas de Milito
Diante da extensa lista de desfalques, é praticamente certo que uma das peças na “dupla” de volante será o meia-atacante Igor Gomes. Ele exerceu a função em boa parte do duelo contra o Bragantino.
Quem também apareceu no setor durante o último jogo foi o zagueiro Bruno Fuchs. Ele pode ser improvisado como primeiro volante.
Nesse cenário, o trio da primeira linha de construção do Atlético obrigatoriamente teria o lateral Renzo Saravia pela direita, o zagueiro Igor Rabello centralizado e o zagueiro Rômulo pelo lado esquerdo. Em virtude dos desfalques, não haveria outra opção para compor esse sistema.
Por fim, uma alternativa para manter Bruno Fuchs na zaga seria recuar o meio-campista Gustavo Scarpa para trabalhar na função de volante. Se fizer essa opção, Milito deve ter Alisson (direita) e Palacios (esquerda) abertos pelos lados do campo, em amplitude.
Atlético x Palmeiras no Campeonato Brasileiro
Atlético e Palmeiras medirão forças na segunda-feira (17/6), a partir das 20h30, na Arena MRV, em Belo Horizonte. O duelo será disputado pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
O Galo é o sexto colocado na tabela de classificação, com 13 pontos. Já o Verdão ocupa a oitava posição, com 11.
A notícia Atlético passa a ter somente um volante à disposição; veja alternativas de Milito foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas.
Confira a matéria completa em: noataque.com.br