O Atlético promoveu as estreias de quatro jogadores da base no time profissional em 2024, mas nenhum deles se firmou. Em distintas circunstâncias e com minutagem reduzida, estes atletas tiveram poucas oportunidades de demostrar potencial na equipe alvinegra principal.
Todos esses quatro nomes receberam as primeiras chances no profissional do Galo sob o comando do técnico Gabriel Milito. O argentino deu a oportunidade inicial com a camisa preta e branca a um goleiro, um zagueiro, um meio-campista e um atacante formados nas categorias de base do Atlético.
Os jovens da base que estrearam pelo profissional do Atlético em 2024
Gabriel Delfim
Em 7 de novembro, diante da morte da mãe de Matheus Mendes e da opção da comissão técnica de Milito por preservar o titular Everson, o goleiro de 22 anos fez a primeira partida entre os profissionais do Atlético. Ele teve atuação segura e deixou boa impressão mesmo com derrota diante do Atlético-GO, por 1 a 0, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
“Muita felicidade poder estar fazendo essa estreia. Goleiro é muito difícil aparecer em um momento como esse – houve infelicidades para acontecer esse momento de agora, mas independente disso, muito feliz pelo meu desempenho”, declarou no intervalo da partida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Aquela foi a única oportunidade de Delfim no time principal do Galo. Em 2025, o jogador deve seguir como opção para eventuais ausências de Everson e Mendes.
Rômulo
Entre os estreantes da base, o zagueiro de 20 anos foi quem teve mais chances na equipe profissional do Atlético em 2024. Rômulo fez 10 jogos com a camisa preta e branca na temporada – a maioria deles em período no qual Milito sofreu com extensa lista de desfalques em virtude de convocações, suspensões e lesões, entre junho e julho.
A estreia ocorreu em 4 de maio, no empate entre Fluminense e Galo, por 2 a 2, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Desde os primeiros minutos em campo, Rômulo deixou boas impressões pela capacidade de condução de bola e pelo vigor físico nos duelos individuais.
O “ponto alto” para o zagueiro ocorreu em 26 de junho, pela 12ª rodada da Série A. No Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, Rômulo marcou, de cabeça, o gol que selou vitória do Galo sobre o Internacional, por 2 a 1 – já nos minutos finais do embate.
A última chance, no entanto, ficou marcada por fato negativo na 14ª rodada do Brasileirão. Em 3 de julho, o defensor acabou expulso em derrota para o Flamengo, por 4 a 2, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Naquela oportunidade, teve desavenças com o atacante Bruno Henrique durante o confronto e foi advertido com o segundo cartão amarelo por entrada temerária no adversário.
Vitinho
Outro atleta advindo das categorias de base do Atlético, o meio-campista já havia estreado como profissional durante empréstimo ao Dnipro-1, da Ucrânia, no segundo semestre de 2023. A primeira chance com a camisa preta e branca, apesar disso, veio somente em 7 de julho.
Em compromisso disputado pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vitinho entrou nos acréscimos finais da derrota do Galo para o Botafogo, por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A minutagem não foi suficiente para uma análise mais criteriosa da performance do jogador.
Caio Maia
Artilheiro da categoria sub-20 do Atlético em 2024, com 16 gols em 49 jogos, Caio Maia recebeu as primeiras oportunidades como profissional na reta final da temporada com Milito. O atacante teve minutos em duelos pelas rodadas 30 e 31 do Brasileirão, contra Fortaleza e Internacional, respectivamente.
“É um jogador jovem que treina conosco. Víamos que era necessário contar com ele porque é um jogador muito veloz, muito rápido, que vai muito bem ao espaço. Nosso plano de jogo seria um pouco este, correr muito ao espaço. (…) A verdade é que foi seu primeiro jogo e foi muito bem. Teve situações, provocou uma expulsão, foi profundo… Ele tem que estar muito contente pela estreia e pela atuação”, analisou o último treinador do Galo após a estreia do jovem de 19 anos no time principal.
Mais estreias em 2025?
A torcida do Atlético alimenta expectativa por novas estreias de jovens no profissional em 2025. O nome que gera maior esperança para os alvinegros é o de Mateus Iseppe, meia-atacante de 18 anos.
Ele deve ser um dos jogadores das categorias de base a “debutarem” no time principal do Galo logo no começo da próxima temporada. Com o elenco em pré-temporada nos Estados Unidos, o clube mineiro deve acionar diversos atletas da categoria sub-20 para os primeiros jogos pelo Campeonato Mineiro – contra Aymorés, Democrata-GV e Pouso Alegre, entre 18 e 25 de janeiro.
A notícia Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024 foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas
Confira a matéria completa em: noataque.com.br