Search
Close this search box.
Home » Futebol » Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024

Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024

Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024

Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024 (Rômulo, zagueiro do Atlético, em ação diante do Atlético-GO, na Arena MRV)

O Atlético promoveu as estreias de quatro jogadores da base no time profissional em 2024, mas nenhum deles se firmou. Em distintas circunstâncias e com minutagem reduzida, estes atletas tiveram poucas oportunidades de demostrar potencial na equipe alvinegra principal.

Todos esses quatro nomes receberam as primeiras chances no profissional do Galo sob o comando do técnico Gabriel Milito. O argentino deu a oportunidade inicial com a camisa preta e branca a um goleiro, um zagueiro, um meio-campista e um atacante formados nas categorias de base do Atlético.

Os jovens da base que estrearam pelo profissional do Atlético em 2024

Gabriel Delfim

Em 7 de novembro, diante da morte da mãe de Matheus Mendes e da opção da comissão técnica de Milito por preservar o titular Everson, o goleiro de 22 anos fez a primeira partida entre os profissionais do Atlético. Ele teve atuação segura e deixou boa impressão mesmo com derrota diante do Atlético-GO, por 1 a 0, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

“Muita felicidade poder estar fazendo essa estreia. Goleiro é muito difícil aparecer em um momento como esse – houve infelicidades para acontecer esse momento de agora, mas independente disso, muito feliz pelo meu desempenho”, declarou no intervalo da partida pela 32ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Gabriel Deflim, goleiro de 22 anos do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)

Gabriel Deflim, goleiro de 22 anos do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Aquela foi a única oportunidade de Delfim no time principal do Galo. Em 2025, o jogador deve seguir como opção para eventuais ausências de Everson e Mendes.

Rômulo

Entre os estreantes da base, o zagueiro de 20 anos foi quem teve mais chances na equipe profissional do Atlético em 2024. Rômulo fez 10 jogos com a camisa preta e branca na temporada – a maioria deles em período no qual Milito sofreu com extensa lista de desfalques em virtude de convocações, suspensões e lesões, entre junho e julho.

A estreia ocorreu em 4 de maio, no empate entre Fluminense e Galo, por 2 a 2, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Desde os primeiros minutos em campo, Rômulo deixou boas impressões pela capacidade de condução de bola e pelo vigor físico nos duelos individuais.

O “ponto alto” para o zagueiro ocorreu em 26 de junho, pela 12ª rodada da Série A. No Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, Rômulo marcou, de cabeça, o gol que selou vitória do Galo sobre o Internacional, por 2 a 1 – já nos minutos finais do embate.

Rômulo em comemoração de gol pelo Atlético diante do Internacional - (foto: Pedro Souza/Atlético)

Rômulo em comemoração de gol pelo Atlético diante do Internacional(foto: Pedro Souza/Atlético)

A última chance, no entanto, ficou marcada por fato negativo na 14ª rodada do Brasileirão. Em 3 de julho, o defensor acabou expulso em derrota para o Flamengo, por 4 a 2, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Naquela oportunidade, teve desavenças com o atacante Bruno Henrique durante o confronto e foi advertido com o segundo cartão amarelo por entrada temerária no adversário.

Vitinho

Outro atleta advindo das categorias de base do Atlético, o meio-campista já havia estreado como profissional durante empréstimo ao Dnipro-1, da Ucrânia, no segundo semestre de 2023. A primeira chance com a camisa preta e branca, apesar disso, veio somente em 7 de julho.

Em compromisso disputado pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, Vitinho entrou nos acréscimos finais da derrota do Galo para o Botafogo, por 3 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A minutagem não foi suficiente para uma análise mais criteriosa da performance do jogador.

Vitinho em estreia no profissional do Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)

Vitinho em estreia no profissional do Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Caio Maia

Artilheiro da categoria sub-20 do Atlético em 2024, com 16 gols em 49 jogos, Caio Maia recebeu as primeiras oportunidades como profissional na reta final da temporada com Milito. O atacante teve minutos em duelos pelas rodadas 30 e 31 do Brasileirão, contra Fortaleza e Internacional, respectivamente.

“É um jogador jovem que treina conosco. Víamos que era necessário contar com ele porque é um jogador muito veloz, muito rápido, que vai muito bem ao espaço. Nosso plano de jogo seria um pouco este, correr muito ao espaço. (…) A verdade é que foi seu primeiro jogo e foi muito bem. Teve situações, provocou uma expulsão, foi profundo… Ele tem que estar muito contente pela estreia e pela atuação”, analisou o último treinador do Galo após a estreia do jovem de 19 anos no time principal.

Caio Maia durante estreia pelo Atlético - (foto: Pedro Souza/Atlético)

Caio Maia durante estreia pelo Atlético(foto: Pedro Souza/Atlético)

Mais estreias em 2025?

A torcida do Atlético alimenta expectativa por novas estreias de jovens no profissional em 2025. O nome que gera maior esperança para os alvinegros é o de Mateus Iseppe, meia-atacante de 18 anos.

Ele deve ser um dos jogadores das categorias de base a “debutarem” no time principal do Galo logo no começo da próxima temporada. Com o elenco em pré-temporada nos Estados Unidos, o clube mineiro deve acionar diversos atletas da categoria sub-20 para os primeiros jogos pelo Campeonato Mineiro – contra Aymorés, Democrata-GV e Pouso Alegre, entre 18 e 25 de janeiro.

A notícia Atlético promoveu estreias de quatro nomes da base no profissional em 2024 foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas

Confira a matéria completa em: noataque.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM