A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta quinta-feira (22) para abordar as condições de saúde dos trabalhadores que atuam em aplicativos de entrega de alimentos.
O debate, proposto pela deputada Erika Kokay (PT-DF), terá início às 14 horas, no plenário 12.
Entre os temas a serem discutidos estão os acidentes e a violência enfrentada pelos entregadores. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFB), em 2020, 33% dos entrevistados relataram ter sofrido acidentes enquanto trabalhavam. Esse percentual aumentou para 58,9% em 2023, englobando não só acidentes típicos, mas também casos de adoecimento, assaltos e agressões. Para os motociclistas, a taxa de acidentes alcança 63,6%.
Além disso, os casos de violência, como assédio, ameaças e agressões, têm se tornado cada vez mais frequentes. A jornada de trabalho, alarmantemente, pode somar até 80 horas semanais. A deputada Kokay ressaltou que apenas 23% dos trabalhadores possuem cobertura previdenciária, deixando a maioria vulnerável em situações de acidente, afastamento ou aposentadoria.
Para mais informações, acesse o link do evento legislativo aqui.
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br