Confira a matéria completa em: vox97.com.br
Na noite de ontem(18), aconteceu uma Audiência Pública na área de lazer Joaquim Augusto, no bairro Santa Maria, idealizada pelos vereadores: Vinicius Bim, Professor Ronaldo, Gualberto e Nelinho Ribeiro.
O objetivo dessa audiência é tratar sobre a mitigação dos impactos ambientais causados nas áreas de proteção ambiental e discutir solução para possíveis riscos causados pelos desmatamento. Foram convidados moradores dos bairros: Santa Maria, Arataquinha, Eldorado, Passaredo, Novo Horizonte e demais interessados.
Durante a discussão, moradores e empreendedores relataram suas vivências e afirmaram que o crescimento da cidade está acontecendo de forma desorganizada.
O vereador Vinicius Bim comentou que a participação popular nesta audiência foi maior do que nas duas audiências anteriores.
“A gente discutiu os impactos e como foi dada toda a questão da divisão e desmembramento do loteamento do empreendimento do Novo Horizonte e os impactos ambientais principalmente, advindos de uma área desmatada do topo de morro do bairro Santa Maria”,
afirmou o vereador. Ele disse ainda que um representante do Poder Público afirmou que há um Termo de Ajusta de Conduta Ambiental (TAC) que está sendo cumprindo e que a Câmara irá averiguar, pois caso não esteja é preciso tomar as medidas cabíveis.
“Dentro desse TAC ele estabelece por exemplo, provocação do Ministério Público, para acionar o empreendedor. E a gente vai averiguar se está tudo ok e se caso não tiver, a gente vai tomar as medidas como legislativo, que gente tem como competência de provocar e fiscalizar os atos do Executivo”,
ressaltou Bim.
No dia 20 de junho acontecerá uma audiência pública de discussão sobre o Plano de Manejo Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Timóteo. Será no auditório da Prefeitura de Timóteo, às 14 horas.
O vereador Professor Ronaldo, comentou sobre a questão viária do município. “A questão viária da nossa cidade está cada vez mais limitada, então nós precisamos de investimentos da nossa cidade, mas crescer com estrutura”, disse Professor Ronaldo.
A subsecretária de Meio Ambiente de Timóteo falou sobre sua expectativa após a audiência de ontem. “Os questionamentos, os posicionamentos, as medidas necessárias para novas intervenções com relação dos impactos do empreendimento, elas sejam revistas e incluídas”, afirmou a subsecretária.
O representante da Associação de Moradores do bairro Santa Maria, Wagner Pacote e o morador do bairro, Waldir Quintão comentaram sobre a questão do trânsito na cidade. De acordo com eles, o munícipio está crescendo sem estrutura para expansão de loteamentos.
A estudante do 7º período de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Ester Gomes, esteve presente e falou sobre ser fundamental a participação nesta audiência e a importância de dar atenção às questões ambientais para loteamento.
“Estou aprendendo sobre desenho urbano, a gente apresenta análises ambientais, da infraestrutura, econômicas. Então é fundamental a gente abordar essas questões, no nosso caso por exemplo, do loteamento e como foi abordado nessa audiência em questão. É muito bom levar em questão também, a população, porque vive no lugar, sabe como é e tem demandas que muitas vezes não são analisadas na questão do loteamento. Além disso, a Prefeitura é capaz de juntar essas questões de vivência e teóricas, baseada na lei, como o Estatuto da Cidade, para a gente entender não só como a cidade funciona, mas como ela pode ser bem vivida e apreciada. A cidade é feita para pessoas”,
afirmou a aluna.
Confira a matéria completa em: vox97.com.br