Search
Close this search box.
Home » News » Audiência Pública no Santa Maria em Timóteo gera debate sobre questões ambientais

Audiência Pública no Santa Maria em Timóteo gera debate sobre questões ambientais

Audiência Pública no Santa Maria em Timóteo gera debate sobre questões ambientais

Confira a matéria completa em: vox97.com.br

Na noite de ontem(18), aconteceu uma Audiência Pública na área de lazer Joaquim Augusto, no bairro Santa Maria, idealizada pelos vereadores: Vinicius Bim, Professor Ronaldo, Gualberto e Nelinho Ribeiro.
O objetivo dessa audiência é tratar sobre a mitigação dos impactos ambientais causados nas áreas de proteção ambiental e discutir solução para possíveis riscos causados pelos desmatamento. Foram convidados moradores dos bairros: Santa Maria, Arataquinha, Eldorado, Passaredo, Novo Horizonte e demais interessados.
Durante a discussão, moradores e empreendedores relataram suas vivências e afirmaram que o crescimento da cidade está acontecendo de forma desorganizada.
O vereador Vinicius Bim comentou que a participação popular nesta audiência foi maior do que nas duas audiências anteriores.
“A gente discutiu os impactos e como foi dada toda a questão da divisão e desmembramento do loteamento do empreendimento do Novo Horizonte e os impactos ambientais principalmente, advindos de uma área desmatada do topo de morro do bairro Santa Maria”,
afirmou o vereador. Ele disse ainda que um representante do Poder Público afirmou que há um Termo de Ajusta de Conduta Ambiental (TAC) que está sendo cumprindo e que a Câmara irá averiguar, pois caso não esteja é preciso tomar as medidas cabíveis.
“Dentro desse TAC ele estabelece por exemplo, provocação do Ministério Público, para acionar o empreendedor. E a gente vai averiguar se está tudo ok e se caso não tiver, a gente vai tomar as medidas como legislativo, que gente tem como competência de provocar e fiscalizar os atos do Executivo”,
ressaltou Bim.
No dia 20 de junho acontecerá uma audiência pública de discussão sobre o Plano de Manejo Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Timóteo. Será no auditório da Prefeitura de Timóteo, às 14 horas.
O vereador Professor Ronaldo, comentou sobre a questão viária do município. “A questão viária da nossa cidade está cada vez mais limitada, então nós precisamos de investimentos da nossa cidade, mas crescer com estrutura”, disse Professor Ronaldo.
A subsecretária de Meio Ambiente de Timóteo falou sobre sua expectativa após a audiência de ontem. “Os questionamentos, os posicionamentos, as medidas necessárias para novas intervenções com relação dos impactos do empreendimento, elas sejam revistas e incluídas”, afirmou a subsecretária.
O representante da Associação de Moradores do bairro Santa Maria, Wagner Pacote e o morador do bairro, Waldir Quintão comentaram sobre a questão do trânsito na cidade. De acordo com eles, o munícipio está crescendo sem estrutura para expansão de loteamentos.
A estudante do 7º período de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Ester Gomes, esteve presente e falou sobre ser fundamental a participação nesta audiência e a importância de dar atenção às questões ambientais para loteamento.
“Estou aprendendo sobre desenho urbano, a gente apresenta análises ambientais, da infraestrutura, econômicas. Então é fundamental a gente abordar essas questões, no nosso caso por exemplo, do loteamento e como foi abordado nessa audiência em questão. É muito bom levar em questão também, a população, porque vive no lugar, sabe como é e tem demandas que muitas vezes não são analisadas na questão do loteamento. Além disso, a Prefeitura é capaz de juntar essas questões de vivência e teóricas, baseada na lei, como o Estatuto da Cidade, para a gente entender não só como a cidade funciona, mas como ela pode ser bem vivida e apreciada. A cidade é feita para pessoas”,
afirmou a aluna.

Confira a matéria completa em: vox97.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM