A caminho dos 30 anos de vida, a serem festejados em 2019, a banda pernambucana Eddie lança o sétimo álbum, Mundo engano, nesta última semana de fevereiro de 2018. Baterista da conterrânea e contemporânea Nação Zumbi, Pupillo assina a produção do disco em que Fábio Trummer (voz e guitarras), Alexandre Urêa (percussão e voz), Andret Oliveira (trompete, teclados e sampler), Rob Meira (baixo) e Kiko Meira (bateria) apresentam músicas como De pouco em pouco e A correnteza, composição inspirada no livro Os trabalhadores do mar (1866), obra do poeta, dramaturgo e romancista francês Victor Hugo (1802 – 1885).
Precedido em janeiro pelo single com Girando o mundo, tema carnavalesco em que a olindense Eddie se aproximou do passo do frevo, o álbum Mundo engano se deixa levar por correnteza pop tropical, esboçando fusão de samba e surf music em O mar apaga. Já Para Yemanjá tem versos do poeta Marcelino Freire. Outra música, intitulada O mar lá fora, exemplifica a recorrente temática marítima do repertório, reforçada pela ilustração de Helder Santos exposta na capa do disco.
Capa do álbum ‘Mundo engano’, da banda Eddie
Ilustração de Helder Santos
O álbum Mundo engano começou a ser gestado em novembro de 2016, fruto da aproximação do vocalista Fábio Trummer com Romário Menezes de Oliveira Jr. – o músico e produtor pernambucano conhecido no universo pop como Pupillo. Trummer e Pupillo entraram em estúdio naquele (fim de) ano de 2016 em decorrência da proximidade surgida com convite para que criassem juntos a trilha sonora de filme baseado na peça A serpente (1980), do dramaturgo Nelson Rodrigues (1912 – 1980), e lançado em 2016.
Sob a batuta de Pupillo, e com a linguagem pop do rock, a banda Eddie flerta em Mundo engano com o universo musical caribenho em Dobra esquina, evoca a malícia do forró em Vivo tendo fogo e se inspira pelo clima pesado do mundo do hip hop em Brooklin. Já Medo da rua é regravação do repertório do grupo Trummer Super Sub América, projeto paralelo do vocalista Fábio Trummer.
Fonte: G1 Música – Leia a matéria completa.