Jerry West, jogador integrante do Hall da Fama do basquete e astro do Lakers que inspirou a criação do símbolo da NBA, morreu na manhã desta quarta-feira (12/6). Ele tinha 86 anos.
West ganhou nove campeonatos da NBA como jogador, olheiro, treinador, executivo e consultor durante uma carreira de destaque que durou décadas. Apelidado de “Mr. Clutch”, West foi um All-Star em cada temporada de sua carreira de 14 anos como jogador do Los Angeles Lakers, ajudando o clube a conquistar o título em 1971-72.
West foi nomeado o MVP das Finais da NBA de 1969, apesar de jogar no time perdedor. Ele marcou 42 pontos no jogo 7, no entanto os Lakers perderam para o rival Boston Celtics.
A silhueta dele é a que está no logotipo da National Basketball Association.
Selecionado para o All-NBA 12 vezes, West encontrou muito mais sucesso após se aposentar das quadras.
Ele ajudou os “Showtime” Lakers a conquistar cinco títulos na década de 1980 e supervisionou a formação da dupla Shaquille O’Neal/Kobe Bryant. Em um renascimento dos dias de glória da franquia, a dupla All-NBA levou os Lakers a três títulos consecutivos (2000-02).
West se tornou conselheiro dos Clippers em 2017, e o clube chegou às finais da Conferência Oeste pela primeira vez na história da franquia em 2021. Ele foi eleito executivo do ano duas vezes.
Ele entrou para o Hall da Fama como jogador em 1980 e novamente 30 anos depois como membro da equipe olímpica dos EUA de 1960. Ele também foi nomeado para o Hall da Fama como contribuidor.
A notícia Basquete: morre lenda que inspirou o logo da NBA foi publicada primeiro no No Ataque por Folhapress.
Confira a matéria completa em: noataque.com.br