Durante coletiva de imprensa realizada na noite desta quinta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos cometeu a segunda grave gafe do dia. Dessa vez, ao mencionar o cargo de vice-presidente, ele usou o nome de Donald Trump, seu adversário na corrida eleitoral, em vez de citar Kamala Harris.
Mais cedo, ele cometeu uma gafe monumental ao apresentar o chefe de Estado ucraniano, Volodimir Zelensky, como “presidente Putin” pouco antes de uma coletiva de imprensa crucial para sua sobrevivência política.
“E agora quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, o presidente Putin”, disse Biden na cúpula da Otan em Washington.
O democrata, que orquestrou a resposta ocidental à invasão russa da Ucrânia, afastou-se do microfone, mas assim que percebeu o erro, voltou e disse: “Ele vai derrotar o presidente Putin. O presidente Zelensky. Estou tão concentrado em vencer Putin.”
As duas gafes devem ser armas para uma maior pressão sobre os presidente dos Estados Unidos para que desista da candidatura. Os principais patrocinadores da campanha e aliados tentam convencê-lo a deixar a corrida eleitoral.
(Com AFP)
Confira a matéria completa em: zug.net.br