O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que está preparando um anúncio sobre a ajuda à Ucrânia, apontando que irá apresentar um “meio de financiamento alternativo”, após os Republicanos no Congresso serem contrários a continuidade do apoio a Kiev.
“Anunciarei muito em breve um grande discurso que farei sobre esta questão e sobre o motivo de ser extremamente importante para os Estados Unidos e para os nossos aliados que mantenhamos o nosso compromisso com a Ucrânia”, afirmou o líder norte-americano.
Entretanto, a Casa Branca não divulgou ainda a data, na qual Biden planeja fazer o discurso. O presidente também não entrou em detalhes sobre as alternativas que projeta para conseguir obter ajuda militar adicional à Ucrânia na guerra com a Rússia.
Mas, Washington adiantou que vai enviar a Ucrânia milhares de armas e munições do Irã que foram apreendidas, numa ação que deve acelerar a ajuda aos militares ucranianos, enquanto estes aguardam mais financiamento e equipamentos dos norte-americanos e de aliados. O Comando Central dos EUA inclusive já transferiu mais de um milhão de cartuchos de munição iraniana para as forças armadas ucranianas.
Confira a matéria completa em: zug.net.br