Search
Close this search box.
Home » Fique Ligado » Biografia e musical de teatro ecoam canto livre de Nara Leão, voz relevante da MPB

Biografia e musical de teatro ecoam canto livre de Nara Leão, voz relevante da MPB

naracapa

Nara Leão na capa do álbum ‘Romance popular’, de 1981
Reprodução
Uma das cantoras mais relevantes surgidas na década de 1960, na era da consolidação da música brasileira que veio a ser rotulada como MPB, Nara Leão (1942 – 1989) foi importante tanto pela discografia antenada quanto pelas opiniões manifestadas em entrevistas. Esse legado será inventariado ao longo deste ano de 2018. Um musical de teatro e uma (nova) biografia reavivam o canto livre de Nara, cantora capixaba associada tanto à Bossa Nova quanto à Tropicália.
Com texto assinado por Hugo Sukman com o diretor Marcos França, dupla de dramaturgos que escreveu o sensível espetáculo Deixa a dor por minha conta (2017) com base no cancioneiro do cantor e compositor Sidney Miller (1945 – 1980), o musical se chama Nara – A menina disse coisas e tem estreia programada para abril, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O título foi extraído de verso de poema escrito por Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) sobre Nara.
Já a biografia é obra de Daniel Saraiva, historiador mineiro residente em Florianópolis (SC). Provisoriamente intitulado Nara Leão – Trajetória, engajamento e movimentos musicais, o livro será publicado pela editora Letra & Voz, possivelmente ainda neste primeiro semestre de 2018. O texto já está pronto e em fase de revisão.

Fonte: G1 Música – Leia a matéria completa.

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM