O ex-presidente Jair Bolsonaro celebrou a vitória do ultradireitista Javier Milei nas eleições argentinas, neste domingo (19), no segundo turno contra o ministro da Economia daquele país, Sergio Massa.
Pela rede social X, antigo Twitter, Bolsonaro parabenizou “o povo argentino” e disse que a esperança “volta a brilhar” no continente. Também citou os Estados Unidos, onde o ex-presidente americano Donald Trump, aliado do ex-mandatário brasileiro, tentará voltar ao poder em 2024.
“Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, publicou Bolsonaro.
Dias antes do primeiro turno das eleições argentinas, Bolsonaro enviou um vídeo em apoio a Milei e disse que, em caso de vitória do direitista, irá à posse presidencial em Buenos Aires.
A vitória de Milei é vista por bolsonaristas como o começo de uma possível reviravolta na América do Sul – que nos últimos anos, teve seguidas vitórias da esquerda em países como Brasil, Chile, Colômbia e Bolívia.
Em outubro, porém, o direitista Daniel Noboa venceu as eleições no Equador. Agora, um novo triunfo da direita em um país-chave, a Argentina, acende no bolsonarismo a esperança de uma “onda direitista” na região.
Confira a matéria completa em: zug.net.br