Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar os Estados Unidos e a União Europeia em razão do que chamou de “incentivo” à guerra entre Rússia e Ucrânia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o petista é um “vexame” para a política externa brasileira. As declarações foram dadas nas redes sociais, ao compartilhar uma das declarações de Lula.
“Da China, o cara acusa os EUA de incentivar a guerra. Diz também que o conflito, no momento, só está interessando a Putin e a Zelensky. Lula, Dilma (Rousseff, ex-presidente) e (João Pedro) Stedile (líder do MST), juntos, mais uma vez um vexame para a política externa brasileira”, afirmou Bolsonaro.
As declarações de Lula causaram incômodo nos Estados Unidos e em ucranianos que vivem no Brasil e que afirmam que a Rússia estaria ludibriando os brasileiros.
O próprio ex-presidente, quando estava no cargo, também recebeu críticas por conta de sua postura em relação à guerra, também criando o que se avaliou como “falsa simetria” entre os dois lados. “Não fomos tomar partido de ninguém”, disse Bolsonaro, em 18 de fevereiro do ano passado, ao visitar a Rússia. “Não podemos interferir”, completou. negando também que estivesse havendo “um massacre” por parte dos russos. “Vamos resolver o assunto, mas não vai ser na pancada”, disse o ex-presidente.