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BR-381: conheça os detalhes do projeto de concessão assinado pelo governo Lula

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Obra aguardada por mais de três décadas pela população de Minas Gerais, a duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, teve episódio decisivo nesta quarta-feira (22), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o contrato de concessão da rodovia mineira.

O contrato assinado pela concessionária 4UM prevê o investimento total de R$ 9,34 bilhões, sendo R$ 5,5 bilhões em melhorias e manutenção da rodovia e o restante em custos operacionais. O foco inicial será a recuperação de trechos críticos e a instalação de sinalização.

O trajeto abrangido pela concessão vai de Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262, até o encontro com a BR-116, em Governador Valadares..

A expectativa é de que a concessão beneficie 4 milhões de pessoas que vivem na região. Com a concessão, serão realizadas 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades, Pelo trecho, trafegam, em média, 24,7 mil veículos ao dia.

O projeto de readequação da BR-381 prevê, ainda, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, passarelas e outros equipamentos.

Paralelamente, o governo federal ficará responsável pela duplicação dos trechos conhecidos como lotes 8A e 8B, localizados entre BH e Caeté. A elaboração dos projetos e execução das obras serão de responsabilidade do DNIT.

Histórico de leilões fracassados

A concessão da BR-381 já foi tentada por três vezes no passado e em todas as vezes os projetos fracassaram, sem interessa da iniciativa privada em assumir o trecho considerado de obras difíceis e com a necessidade de muitas desapropriações.

A duplicação da Rodovia da Morte começou a sair do papel em 2014, quando a então presidente Dilma Rousseff (PT) assinou a ordem de serviço para a obra. No entanto, as melhorias começaram a ser paralisadas no ano seguinte. Entre 2015 e 2017, vários lotes da duplicação foram abandonados.

A estrada mineira foi a novamente a leilão em 29 de agosto de 2024, tendo como critério a proposta com a menor tarifa de pedágio.

Venceu o grupo investidor 4Um FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda, que criou a concessionária Nova 381 para assumir a administração da rota com início em Belo Horizonte, a partir do entroncamento com a BR-262/MG (sentido Sabará) até o entroncamento com a BR-116/MG (Governador Valadares).

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

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