O governo federal vem a público, mais uma vez, para desmentir fake news referentes à compra de arroz importado. Depois de garantir que não compraria arroz de plástico ou contaminado com vermes, agora o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) teve de explicar que o paÃs não vai comprar arroz com agrotóxicos proibidos no Brasil.
De acordo com a pasta, o edital do aviso de leilão de compra de arroz determina que o produto importado deverá ter aspecto, cor, odor e sabor caracterÃstico de arroz beneficiado polido longo fino Tipo 1. Ou seja, o produto que será adquirido no mercado externo deverá se enquadrar no padrão brasileiro.
âO produto será analisado por lote de produção, sendo recusado aquele que não se enquadrar nos padrões e especificações de qualidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e demais legislações vigentesâ, afirma o ministério em seu site.
âA presença de substâncias nocivas à saúde, conforme previsto no Artigo 13 do referido normativo, como resÃduos de agrotóxicos que não estejam de acordo com a legislação brasileira, é um fator desclassificante e observado antes da internalização do produtoâ, observa o ministério.
Confira a matéria completa em: zug.net.br