A temporada de 2024 do UFC (Ultimate Fighting Championship) – maior liga de MMA do mundo – terminou no último sábado (14/12), com um evento em Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos. Ao todo, 42 edições foram disputadas ao longo do ano, sendo 14 delas numeradas – do UFC 297 ao UFC 310.
Com o fim das lutas, o Brasil termina o ano com três atletas entre os 15 melhores do mundo no ranking peso-por-peso do UFC. Na lista, o país só fica atrás dos Estados Unidos, que tem cinco lutadores. Em terceiro lugar, Inglaterra e Geórgia aparecem com dois, enquanto Rússia, Espanha, Áfica do Sul e Austrália têm um representante.
Vale destacar que um dos atletas do ranking representa Geórgia e Espanha ao mesmo tempo, pois tem dupla nacionalidade. Trata-se de Ilia Topuria, campeão peso-pena do UFC. Curiosamente, ele nasceu na Alemanha, mas mudou-se logo cedo para a Geórgia com o pais e mais tarde também recebeu a cidadania espanhola onde foi morar ainda na adolescência.
Brasileiros no ranking
Os três brasileiros que figuram entre os melhores do mundo no ranking peso-por-peso do UFC são os campeões Alex Poatan, dono do cinturão dos meio-pesados; e Alexandre Pantoja, que detém o título peso-mosca; além do ex-campeão peso-leve Charles do Bronx Oliveira.
Poatan é o melhor ranqueado entre os atletas do Brasil. Ele está na terceira posição atrás apenas do norte-americano Jon Jones (campeão peso-pesado) e do russo Islam Makhachev (campeão peso-leve). Pantoja, por sua vez, aparece na décima colocação. Já Charles do Bronx fecha a lista dos melhores do mundo na 15ª posição.
Ranking peso-por-peso do UFC
- 1º – Islam Makhachev (Rússia)
- 2º – Jon Jones (Estados Unidos)
- 3º – Alex Poatan (Brasil)
- 4º – Ilia Topuria (Geórgia/Espanha)
- 5º – Belal Muhammad (Estados Unidos)
- 6º – Dricus du Plessis (África do Sul)
- 7º – Merab Dvalishvili (Geórgia)
- 8º – Tom Aspinall (Inglaterra)
- 9º – Leon Edwards (Inglaterra)
- 10º – Alexandre Pantoja (Brasil)
- 11º – Alexander Volkanovski (Austrália)
- 12º – Max Holloway (Estados Unidos)
- 13º – Sean O’Malley (Estados Unidos)
- 14º – Sean Strickland (Estados Unidos)
- 15º – Charles do Bronx Oliveira (Brasil)
A notícia Brasil termina 2024 com três lutadores entre os melhores do mundo no UFC foi publicada primeiro no No Ataque por Ailton do Vale
Confira a matéria completa em: noataque.com.br