Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » CAE aprova audiência para BRB e Banco Master esclarecê-los sobre compra

CAE aprova audiência para BRB e Banco Master esclarecê-los sobre compra

CAE aprova audiência para BRB e Banco Master esclarecê-los sobre compra

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, na última terça-feira (29), um convite para que Paulo Henrique Costa, presidente do Banco de Brasília (BRB), e Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, compareçam para explicar a compra de 58% do capital total do Banco Master pelo BRB.

O requerimento, REQ 29/2025 – CAE, foi apresentado pela bancada do Distrito Federal, composta pelas senadoras Damares Alves (Republicanos) e Leila Barros (PDT), além do senador Izalci Lucas (PL). O documento ressaltou que, desde 28 de março, a mídia anunciou a intenção do presidente do BRB de adquirir 58% do capital total do Banco Master por R$ 2 bilhões, o que representa 75% do patrimônio consolidado da instituição. No dia 31 de março, o Banco Central do Brasil recebeu os documentos para formalizar essa aquisição.

A negociação tem causado polêmica e gerado desconfiança no mercado, uma vez que o Banco Master é conhecido por sua política agressiva de captação de recursos, oferecendo rendimentos de até 140% do Certificado de Depósito Bancário (CDI), muito superiores às taxas praticadas por bancos pequenos, que giram em torno de 110% a 120% do CDI.

Polêmica em torno da instituição

O requerimento também destaca que a instituição não publicou seu balanço de dezembro e, recentemente, fracassou em uma tentativa de emissão de títulos em dólares. Além disso, operações com precatórios, que são dívidas reconhecidas judicialmente pelo governo, aumentam a preocupação quanto à saúde financeira do banco. Damares Alves mencionou que o Banco Master sofreu uma proposta de compra pelo BTG Pactual, que ofereceu apenas R$ 1,00 visando assumir o controle e as dívidas da instituição, que seriam cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Segundo Alves, a situação está gerando inquietação e a presença dos presidentes na audiência ajudaria a esclarecer os fatos e acalmar a sociedade. A data da audiência pública ainda aguarda confirmação pela presidência da CAE, liderada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM