Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » “Caixa-preta” da fila de exames, cirurgias e odontologia, são os desafios para a nova Secretária de Saúde de Timóteo

“Caixa-preta” da fila de exames, cirurgias e odontologia, são os desafios para a nova Secretária de Saúde de Timóteo

“Caixa-preta” da fila de exames, cirurgias e odontologia, são os desafios para a nova Secretária de Saúde de Timóteo

TIMÓTEO – Com o anúncio da nova secretária municipal de Saúde de Timóteo, renasceu a esperança da população no que se refere a abertura da “caixa-preta” que perdura por anos na Secretaria de Saúde de Timóteo. A secretária nomeada, Erica Ferreira Pires, de 40 anos, natural de Timóteo, formada em Administração de Empresas pela Faculdade Pitágoras, em Direito pela Faculdade de Ipatinga – FADIPA, está sendo desafiada a reduzir a fila interminável de espera por exames, cirurgias e tratamento dentário no Centro Odontológico. A secretária chega na escuridão de uma situação complexa, pois ninguém nunca informou de fato o número de pessoas que morreram a espera destes procedimentos. Não se sabe também ao certo, quantos cidadãos ainda vivem com o agravamento da doença e esperando há anos pelos procedimentos ainda distantes. Fala-se em uma fila de espera que esteja superior há 10 mil pessoas.

A secretária de Saúde, Erica Ferreira Pires, de 40 anos,  natural de Timóteo

A jovem secretária foi apresentada pelo prefeito Capitão Vitor Prado, com o compromisso de oferecer aos usuários da saúde uma experiência positiva ao acessarem os serviços públicos de saúde de Timóteo. Na oportunidade a secretária disse entender ser fundamental o investimento na capacitação dos nossos profissionais, na modernização das unidades básicas e nas campanhas de prevenção e promoção da saúde.

Durante a sua apresentação, a nova gestora da saúde de Timóteo ressaltou o mérito de um trabalho em equipe e a participação dos conselhos e entidades na construção de uma dinâmica de prestação de serviços com visão macro e direcionada a acolher os usuários. “Não podemos esquecer que cada número nas estatísticas representa uma vida, uma história. Cada cidadão que atravessa as portas das nossas unidades de saúde deve ser tratado com respeito e dignidade.” A secretária durante entrevista não tocou no assunto “fila de espera”. Somente o prefeito Capitão Vitor mencionou alguns pacientes que estarão sendo encaminhados nos próximos dias.

Nota da Prefeitura de Timóteo

Por questionamentos solicitados pelo JBN, a prefeitura de Timóteo respondeu o seguinte:

JBN – por quais estabelecimentos de ensino se deram a formação da nova secretária de saúde, nos cursos de Direito (Ela tem registro na OAB); Administração; e pós-graduação em gestão de saúde? Qual é a idade da secretária? Ela é natural de qual município?

PREFEITURA – A secretária municipal de saúde, Érica Ferreira Pires, é natural de Timóteo, nasceu em 05 de agosto de 1984 (40 anos), casada e mãe de duas meninas.
Érica Ferreira Pires é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Pitágoras, em Direito pela Faculdade de Ipatinga – FADIPA, sem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por ainda não ter prestado o exame da Ordem, e conclui, neste semestre, a pós-graduação em Gestão Pública em Saúde, via Lead, pela Faculdade Líbano.

JBN – o edital para escolha da nova gestão do Hospital e Maternidade de Timóteo terá o seu trâmite normal. O certamente será realizado em data e horário indicado na publicação?

PREFEITURA – De acordo com a secretária municipal de saúde, o edital para a escolha da nova gestão do Hospital Maternidade de Timóteo, assim como todos os demais conduzidos pela Administração Municipal, acontecerá dentro da legalidade, obedecendo os trâmites estabelecidos.

JBN – o Estado de Emergência decretado pelo prefeito Capitão Vitor, foi deferimento pelo governo de Minas Gerais?

PREFEITURA – O Decreto de Situação de Emergência, assinado no último domingo (12/01), foi enviado no final da tarde de sexta-feira (17/01) para o governo do estado avaliar e homologar. A Prefeitura de Timóteo teve dez dias para efetuar o levantamento S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres) e adicionar toda a documentação, no entanto realizou todos os trâmites em cinco dias, para agilizar todo o processo. Ao ser incluído no Sistema, caberá ao governo do estado avaliar e encaminhar para o governo federal.

A Administração Municipal acredita que não haverá dificuldade de homologação do Decreto por parte do Estado, uma vez que o mesmo foi feito com todo o suporte do SEDEC, auxiliando na confecção do FIDE (Formulário de Informações do Desastre).

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM