O calor está batendo temperaturas recordes no hemisfério norte
Nesta quinta-feira (20), o verão começa no hemisfério norte, porém, temperaturas extremas já arrasam a região há mais tempo. Na Arábia Saudita, desde a última segunda-feira (17), mais de 550 pessoas já morreram devido ás altas temperaturas. Nesse sentido, na peregrinação à Meca, a temperatura passou dos 50ºC dentro da mesquita.
Na Grécia, outros três turistas morreram devido ao calor. Da mesma forma, na capital indiana, Nova Déli, na última terça-feira (18) aconteceu a noite mais quente em seis anos. Ao todo, no país, mais de 100 pessoas perderam suas vidas por conta do calor elevado.
Já nos Estados Unidos, a extrema onda de calor só irá se dissipar no próximo domingo (23). No norte dos EUA, as temperaturas estão 8ºC mais altas do que a média histórica. Ou seja, um risco para crianças e idosos.
Para aqueles que não possuem ar-condicionado ou não têm condições de comprar um, a prefeitura de Nova York está distribuindo aparelhos.
Além disso, existe alertas para o estado do Texas, que pode passar pela primeira tempestade tropical do verão, já com riscos de inundação. Por outro lado, os estados da Califórnia e Novo México estão enfrentando granes incêndios florestais, que são agravados pelos ventos fortes.
De acordo com Scott Denning, climatologista da Universidade do Colorado, o mundo está aquecendo há, pelo menos, 50 anos.
“Isso acontece porque a gente queima carvão, petróleo e gás para fazer energia elétrica. O carbono vem dessas queimas e fica na atmosfera, e vai continuar lá, fazendo o mundo cada vez mais quente”.
Foto destaque: Reprodução/Internet
Confira a matéria completa em: maisvip.com.br