Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Câmara aprova projeto que cria serviço de localização de idosos desaparecidos

Câmara aprova projeto que cria serviço de localização de idosos desaparecidos

Câmara aprova projeto que cria serviço de localização de idosos desaparecidos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2733/23, proposto pela deputada Silvye Alves (União-GO). A iniciativa prevê a criação de um serviço público destinado à identificação e localização de pessoas idosas que estejam desaparecidas.

Esse novo serviço estará interligado ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Adicionalmente, a proposta determina que, ao ser informada sobre um desaparecimento, a autoridade policial deve enviar as informações pertinentes a hospitais, entidades de assistência social e instituições voltadas ao atendimento da população idosa.

O texto também altera o Estatuto da Pessoa Idosa e conta com a aprovação do relator, deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). “Esta proposta busca aprimorar a eficácia das estratégias de busca e proteção de idosos desaparecidos, respeitando sempre os princípios constitucionais que asseguram a dignidade da pessoa humana e a segurança pública”, declarou o relator.

Próximos passos
Após a aprovação nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o projeto agora seguirá para o Senado, a não ser que ocorra um recurso que demande votação no Plenário da Câmara. Para ser convertido em lei, o projeto precisa passar pela aprovação tanto da Câmara quanto do Senado.

Para saber mais sobre a tramitação de projetos de lei, acesse o site da Câmara.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM