Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Câmara de Timóteo vota nesta terça-feira o polêmico Veto ao Substitutivo do Plano Original de Manejo da APA Serra

Câmara de Timóteo vota nesta terça-feira o polêmico Veto ao Substitutivo do Plano Original de Manejo da APA Serra

Câmara de Timóteo vota nesta terça-feira o polêmico Veto ao Substitutivo do Plano Original de Manejo da APA Serra

Adriano, Beto, Brinnel, Fabiano, Gualberto, Zé Fernando, Luiz Perdigão, Nelinho, Pastora Sônia, Professor Ronaldo, Raimundinho, Raygler Max (presidente só vota em caso de empate), Thiago Torres, Bim e Wladimir Careca

TIMÓTEO – A Câmara Municipal de Timóteo realiza nesta terça-feira (19) sessão extraordinária para apreciação e votação de várias matérias. Na pauta de votação está incluso o polêmico “Veto Total” do prefeito Douglas Willkys (PSB) ao Projeto de Lei nº 4.379, que “Aprova o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Timóteo – APAST.

Como é do conhecimento geral e propagandeado pelo JBN, este “Veto Total” é visto com desconfiança pelos vereadores de oposição que se agarraram nas razões em que levaram o prefeito Douglas vetar um expediente apresentado pelo seu líder de governo na Câmara, Adriano Costa Alvarenga. O mencionado expediente se trata do Substitutivo que tornou nulo o Projeto Original encaminhado pelo prefeito ao Legislativo, com o aval de técnicos da prefeitura, e de um amplo estudo apresentado pela empresa Detzel, contratada especialmente para o serviço.

O prefeito Douglas Willkys, em uma entrevista à Rádio Vox FM, esclareceu que a Câmara Municipal tinha autonomia para propor qualquer mudança no projeto, como propôs, mas, que “inicialmente não foram bem aceitas pela comissão técnica que acompanhou os estudos e a elaboração do projeto original”, disse o prefeito.

Ainda, o prefeito Douglas no decorrer da entrevista ao apresentador Gilberto Medeiros, fez menção a um impasse gerado, onde a equipe técnica da prefeitura não concordou com as mudanças propostas indicadas no Projeto Substitutivo do líder de governo Adriano Costa Alvarenga. “Este impasse é o que tá sendo resolvido agora. A equipe técnica não concordou, foi feito o veto, e agora a Câmara tem que se decidir”, argumentou o prefeito Douglas.

EQUIPE TÉCNICA DE SUPERVISÃO DO PROJETO ORIGINAL

Lucilia Gomides Silva de Moraes Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente; Nilberto Araújo Paulino, Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente; Mayarah Beatriz Santos Nascimento, Conselho Gestor da APA Serra do Timóteo; Flávio José de Assis Barony, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Timóteo; Jaílma das Graças Soares, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Timóteo.

As instituições responsáveis pelo estudo do Projeto Original

  • Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – Órgão Financiador;
  • Prefeitura Municipal de Timóteo, Instituição Supervisora Responsável pela Gestão da APA Serra do Timóteo;
  • Detzel Gestão Ambiental Empresa responsável pela elaboração do Plano de Manejo.

Espicha Encolhe na justiça

A Mesa Diretora pautou novamente a matéria após deferimento do pedido de efeito suspensivo ao recurso de Apelação da Câmara Municipal de Timóteo. O expediente do Legislativo Timotense foi contra à sentença o Juiz de Primeira Instância da Comarca de Timóteo, que anulou o processo administrativo desde a votação do Projeto Substitutivo 01/2023 ao Projeto de Lei Municipal 4.370/2021, que trata do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Serra do Timóteo. O Mandado de Segurança foi impetrado pelos vereadores Vinicius Bim (PT) e Professor Ronaldo (MDB).

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM