Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Câmara dos Deputados aprova projeto para garantir financiamentos do Plano Safra

Câmara dos Deputados aprova projeto para garantir financiamentos do Plano Safra

Câmara dos Deputados aprova projeto para garantir financiamentos do Plano Safra

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 94/25, que visa impedir a suspensão de novos financiamentos rurais com subvenção oficial pelo Tesouro Nacional, mesmo em situações de limitação orçamentária. A proposta foi elaborada pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).

Atualmente, a Portaria 1.138/24 do Ministério da Fazenda permite que sejam suspensos novos financiamentos rurais. Em defesa do projeto, a relatora, deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), argumenta que a discricionariedade dessa norma dificulta a previsibilidade e a efetividade do Plano Safra.

“O dispositivo subtrai dos produtores rurais a previsibilidade necessária para o planejamento de suas atividades, introduzindo elementos de instabilidade e prejudicando, sobretudo, pequenos e médios produtores rurais”, destacou Boldrin.

A deputada enfatizou que o objetivo do projeto não é interferir na gestão orçamentária do Poder Executivo, mas sim assegurar que as políticas agrícolas sejam aplicadas de forma transparente, previsível e alinhada com a busca de estabilidade na produção de alimentos no Brasil.

Conforme a Constituição, o Congresso possuí a competência para suspender normas do governo que ultrapassarem seu poder regulamentar.

Próximos passos

O projeto será avaliado nas comissões de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação no Plenário. Para que entre em vigor, a proposta necessita ser aprovada tanto na Câmara quanto no Senado.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de decreto legislativo, acesse aqui.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM