Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Câmara dos Deputados aprova projeto que exige conversor digital em TVs

Câmara dos Deputados aprova projeto que exige conversor digital em TVs

Câmara dos Deputados aprova projeto que exige conversor digital em TVs

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2764/21, do ex-deputado Tito (BA), que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações para que todos os televisores vendidos no Brasil sejam equipados com antena digital e outros componentes para recepção de sinais de radiodifusão de sons e imagens.

O relator, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), argumentou a favor da aprovação, destacando uma alteração anterior na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação que prevê uma multa de dez salários mínimos caso o aparelho não venha com antena digital integrada. Ribeiro considerou essa obrigatoriedade essencial para garantir que o acesso à TV aberta continue amplo e irrestrito para todos os brasileiros.

“A gratuidade do sinal de TV aberta é um instrumento essencial para a promoção da igualdade no acesso à informação e para o fortalecimento da democracia”, afirmou o relator.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2023, 94,3% dos 78,3 milhões de domicílios brasileiros possuem televisores, sendo que 88% dependem do sinal de TV aberta. Ribeiro observou a importância de garantir o acesso a esse meio de comunicação, especialmente para famílias de baixa renda e regiões com infraestrutura digital limitada.

Além disso, a proposta também visa fortalecer a indústria nacional de eletrônicos, estimulando a inovação tecnológica e a produção integrada. Isso pode resultar em menores custos de produção em larga escala e maior competitividade para o setor.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo e deve passar pela análise das comissões de Defesa do Consumidor, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM