Um homem e uma mulher foram resgatados perdidos em trilha da Serra de São José, em Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes, na noite desse domingo (19 de maio). O casal pretendia chegar até a Cachoeira do Bom Despacho, mas, como estava de noite, a trilha ficou escura e eles não conseguiram encontrar o caminho.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foram acionados para o resgate, só foi possÃvel o socorro dos dois porque eles estavam com o celular e compartilharam a localização via GPS. “Deste modo, pudemos nos deslocar pela trilha nos pontos mais certeiros. Após algum tempo de caminhada, nós fizemos sinais com nossas lanternas e pudemos ver as luzes dos celulares deles”, relata o sargento Ãvila, chefe da equipe de buscas.
O casal estava próximo à Cachoeira do Ãndio. Eles contaram que teriam saÃdo para a trilha no final da tarde, no acesso das Ãguas Santas, mas não contavam que a noite os impediria de chegar até a Cachoeira Bom Despacho.
âComo estava muito escuro, eles se perderam da trilha que pretendiam percorrer. Quando nós chegamos, os dois estavam bem, apenas um pouco assustados e com muita sede, mas sem ferimentos. Nós os localizamos, oferecemos nossa água e os encaminhamos para um local seguro”, continua Ãvila. Eles recusaram atendimento médico.
Cuidados para trilhas em Serras de Minas
Este foi o segundo caso de pessoas perdidas em trilhas em menos de uma semana. No domingo passado (12 de maio), dois jovens se perderam na Serra do Lenheiro e também foram resgatados pelos Bombeiros.
De acordo com o Sargento Ãvila, alguns cuidados são necessários na hora de optar por este tipo de passeio. “No caso deste domingo, as vÃtimas saÃram já no final da tarde, um horário não recomendado pela pouca visibilidade. Além disso, elas não conheciam bem o local e estavam com roupas e calçados que não são os ideais para este tipo de caminhada”, alerta.
Os Bombeiros orientam que estes passeios precisam de planejamento, desde o perÃodo do dia para realizar a trilha até a escolha de vestimentas mais adequadas. “à importante também estar munido de celulares, lanternas e água potável. Caso haja alguma emergência, basta ligar para o 193”, conclui o sargento.
Confira a matéria completa em: zug.net.br