Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Castração gratuita de cães e gatos começou em Santana do Paraíso

Castração gratuita de cães e gatos começou em Santana do Paraíso

Castração gratuita de cães e gatos começou em Santana do Paraíso

Iniciou nesta sexta-feira (23) o cronograma de castração gratuita de cães e gatos, promovida por meio do setor de zoonoses da Secretaria de Saúde de Santana do Paraíso. As cirurgias acontecem até a próxima terça-feira (27), contemplando diferentes regiões do município. Ao todo, cerca de 500 animais inscritos foram previamente selecionados para participar. Apenas os tutores que receberam contato prévio do setor de zoonoses poderão levar seus animais para a cirurgia.

As castrações serão realizadas em quatro dias, com uma média de 100 procedimentos diários, organizados por regiões: Águas Claras, Cidade Nova, Industrial e Região Central. O horário de 7 às 8h é exclusivo para os felinos; de 8 às 15h devem comparecer os animais caninos. “A castração é uma das formas mais eficazes de controlar a reprodução de cães e gatos, o que ajuda a reduzir os casos abandono e maus-tratos gerados pela superpopulação de animais”, aponta Rodrigo Júlio, médico veterinário do setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso.

Para o procedimento, os tutores devem apresentar no dia do atendimento um documento de identificação com foto e comprovante de residência de Santana do Paraíso, além de comprovação de vacina antirrábica do animal. O não cumprimento desses quesitos cancela a realização da cirurgia e o tutor perderá a vaga.

Confira o dia e local:

23/05 – Região Águas Claras

Local: Quadra do Águas Claras (Av. Piquiarana, 711)

24/05- Cidade Nova

Local: Unidade Básica de Saúde (Rua Selim Jose de Sales 61)

25/05- Bairro Industrial

Local: Centro de Conivência do Idoso (Rua Manoel Nero 32)

26 e 27/05- Região Central

Quadra Apolinário Rodrigues (Avenida Minas Gerais 213)

Horário:

Felinos – De 7 às 8h os felinos

Caninos: A partir das 8h

Recomendações:

Comparecer com 20 minutos de antecedência ao local informado, no respectivo dia e horário

O animal deverá chegar ao local em jejum hídrico de duas horas e alimentar de oito

horas;

O animal deve fazer uso de antiparasitários e anti-ectoparasitas 72 horas antes do

procedimento;

O gato deve ir dentro de uma caixa de transporte apropriada para seu peso. No caso de cachorro, deve ir em caixa apropriada ou com guia com focinheira;

Caso tenha disponível, levar roupa cirúrgica (fêmeas) e/ou colar Elizabetano, ou adquirir no dia da castração.

Cuidados pós-cirúrgicos

Medicação: O animal já sai da cirurgia medicado. A medicação oral deve ser iniciada no dia seguinte à castração, conforme orientação veterinária.

Ambiente: Manter o animal em local limpo, aquecido e tranquilo até a recuperação total da anestesia. O local deve ser isolado, com baixa circulação de pessoas e animais. Proibido o acesso à rua até liberação veterinária.

Ferida Cirúrgica: Não permitir que o animal lamba ou coce a ferida. Observar diariamente a incisão quanto a sinais de infecção (vermelhidão excessiva, inchaço, secreção ou mau cheiro).

Proteção da Cirurgia: Uso obrigatório do colar elizabetano ou roupa cirúrgica, conforme o recomendado, para evitar que o animal mexa na ferida.

Acompanhamento: Retornar ao veterinário conforme agendado para revisão e retirada de pontos, se necessário.

Com informações da ASCOM Prefeitura de Santana do Paraíso

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM