De acordo com o município, a expectativa é conseguir castrar cerca de 30 animais por dia. Castramóvel de volta com os serviços em Governador Valadares.
Ana Carolina Magalhães/InterTV dos Vales
A prefeitura de Governador Valadares anunciou, nessa segunda-feira (19), o retorno do castramóvel.
Somente os animais Sem Raça Definida (SRD), ou conhecidos como vira-latas ou mestiços podem passar pelo procedimento – que conta com exames pré-operatórios, medicamento pós-cirúrgico e roupa cirúrgica. De acordo com o município, a expectativa é conseguir castrar cerca de 30 animais por dia.
A prefeitura também informou que conta com uma demanda reprimida de, aproximadamente 860 cães e gatos cadastrados para passarem pelo procedimento cirúrgico. O processo é rápido, simples e o animal é liberado para voltar para casa assim que passa o efeito da anestesia.
A castração é uma medida preventiva e fundamental para reduzir o número de animais abandonados. Nas fêmeas, a ação evita doenças uterinas e ovarianas, como cistos, tumores e infecções, e diminui a incidência das neoplasias mamárias; e nos machos, previne doenças testiculares e de próstatas e ainda pode interferir no comportamento, deixando o animal mais dócil e reduzindo a “marcação territorial”.
Fêmeas no cio, prenhes ou com filhotes não podem ser castradas. Os animais devem ter de seis meses a sete anos e, os cães peso mínimo de 5 quilos e máximo é de 25 quilos, dentre outros critérios que podem ser conferidos no site da Prefeitura, no link de cadastramento.
Interessados em cadastrar bichinhos de estimação, devem acessar o link (clicando aqui). Lembrando que é obrigatório ser morador da cidade, maior de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.
As ONG’s também podem utilizar o serviço, mas em função da quantidade de animais que elas normalmente têm, serão feitas adequações para que os atendimentos sejam feitos.
O castramóvel está instalado no CCZ (rua Soldado Edson Veloso, S/N, Santos Dumont II). Os profissionais do CCZ estão entrando em contato com os cadastrados para agendar os serviços. Além disso, serão feitos estudos técnicos para que o serviço possa atender nos diversos bairros do nosso município.
Interessados em fazer a inscrição para cadastrar os bichinhos devem se inscrever em um site.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Confira a matéria completa em: g1.globo.com