BELO ORIENTE – Respeitar o outro é também reconhecer a riqueza de sua cultura, de sua história e de seu jeito de ser. Com essa premissa, a CENIBRA realizou, entre os dias 5 e 9 de maio, a Semana da Diversidade e Cultura na Fábrica, em Belo Oriente (MG). O evento reuniu apresentações culturais, capacitações direcionadas aos parceiros sociais, exposições de quitandas, artesanato e debates sobre inclusão, equidade e respeito às diferenças.
Durante os cinco dias de atividades, os participantes vivenciaram uma experiência de letramento e sensibilização, explorando a diversidade em seus múltiplos aspectos. Um dos destaques foi a palestra do jornalista e colunista da Folha de São Paulo, Jairo Marques, realizada para 49 profissionais de imprensa da região do Leste de Minas Gerais. Nessa oportunidade, Jairo provocou reflexões sobre os desafios do capacitismo e destacou como a mídia pode contribuir para transformações mais humanas e acessíveis.
“Diversidade não é sobre ‘fazer favor’. Trata-se de garantir que todos tenham acesso, voz e um espaço real de participação”, afirmou Jairo Marques, em conversa com comunicadores do Leste de Minas.
CENIBRA Plural
O programa de Diversidade e Inclusão da CENIBRA busca fomentar um ambiente de trabalho mais acolhedor, seguro e representativo, por meio de ações voltadas à atração e valorização de talentos diversos. O programa conta com cinco grupos de afinidade: Brasis (raça e etnia), Movimento Entrelaços (equidade de gênero), Pessoas Capazes e Determinadas (PCDs), Além das Cores (LGBTQIA+) e O Nós que nós somos (gerações).
Durante a Semana da Diversidade e Cultura, cada grupo apresentou exposições temáticas e dinâmicas instrutivas. Além disso, foi realizada uma live exclusiva para os colaboradores da Fábrica e das regionais florestais, reforçando a mensagem de inclusão e engajamento.
“Falamos sobre diversidade e inclusão com uma abordagem que promove letramento, respeito às diferenças e combate aos preconceitos do cotidiano. É um momento importante para reforçar a cultura da tolerância, da escuta e da empatia. A CENIBRA acredita no aprendizado contínuo e na busca constante pelas melhores práticas”, destaca Débora Jorge, coordenadora de Comunicação Corporativa da CENIBRA e integrante do grupo O Nós que nós somos.
Fortalecimento de vínculos e negócios sociais
A Semana da Diversidade e Cultura também foi uma oportunidade de fomentar negócios, ampliar conhecimentos e fortalecer vínculos com os parceiros sociais apoiados pelo Instituto CENIBRA. Ao todo, 17 associações participaram da feira, expondo e comercializando produtos artesanais e quitutes da gastronomia local. Em parceria com o SEBRAE Ipatinga, os participantes tiveram acesso a capacitações em finanças pessoais, controle de vendas, atendimento ao cliente, autoconhecimento e saúde mental.
“A participação das associações só reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento territorial e com a inclusão produtiva. É muito mais do que uma exposição; é um espaço de valorização de trajetórias e de fortalecimento de redes”, ressalta Luciana Teixeira, coordenadora de Desenvolvimento e Diversidade da CENIBRA.
Mais do que uma ação pontual, a Semana da Diversidade e Cultura integra o BioSustentação – plano estratégico de longo prazo da empresa – reforçando o compromisso contínuo da CENIBRA com uma cultura organizacional alinhada às melhores práticas de gestão. Dessa forma, a empresa promove a equidade, o respeito às diferenças e a valorização das pessoas. Nesse contexto, o Instituto CENIBRA atua como agente catalisador de inclusão produtiva, gerador de oportunidades e fortalecedor do diálogo entre as redes comunitárias do território em que atua.
Sobre a CENIBRA
Constituída em 1973 e localizada no Leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa está presente em mais de 80 municípios mineiros, gerando mais de 7 mil empregos diretos. As operações da CENIBRA geram desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.
A Empresa está conectada a um esforço global pela sustentabilidade por meio de governança forte, investimento social privado em sua área de atuação, conservação da biodiversidade e fornecimento de matéria-prima sustentável para produtos essenciais para a vida das pessoas.
Compartilhe em suas redes sociais
Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br