Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » Central de Monitoramento da Usiminas reúne sistemas para gestão ambiental na indústria

Central de Monitoramento da Usiminas reúne sistemas para gestão ambiental na indústria

Central de Monitoramento da Usiminas reúne sistemas para gestão ambiental na indústria

IPATINGA – Implementada há quatro anos, a Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas em Ipatinga permite o gerenciamento de emissões atmosféricas, efluentes líquidos e da qualidade do ar do município por meio da coleta de dados em tempo real e de equipe dedicada 24 horas por dia. O local se tornou uma referência na indústria do aço e uma ferramenta importante para a gestão e para o trabalho de redução dos impactos ambientais que podem incomodar a comunidade.

A Central fornece informações técnicas confiáveis que possibilitam mais agilidade às ações para tratar possíveis impactos ambientais do processo industrial. A estrutura permite visualização e gerenciamento de forma contínua de diversos aspectos por meio de recursos como um amplo circuito de câmeras, a Rede Automática de Monitoramento de Partículas (Ramp); os resultados dos medidores contínuos de gases e particulados, disponíveis nas diversas fontes pontuais (chaminés) de emissões atmosféricas das Usinas de Ipatinga e Cubatão; dados dos medidores contínuos de taxa de deposição de partículas sedimentáveis, por meio da Rede Automática de Monitoramento de Partículas Sedimentáveis (ECOPS), instaladas nas nove estações em Ipatinga; sistemas que utilizam Inteligência Artificial para detecção de emissões em chaminés e efluentes; assim como resultados dos poluentes atmosféricos na qualidade do ar na cidade de Ipatinga, por meio das estações automáticas de qualidade do ar e meteorologia (RAMQAM).

“Estes recursos permitem a rápida tomada de decisão no dia a dia. Na Central, temos profissionais no monitoramento e no apoio direto junto às áreas de produção. Isso representa um alto investimento da Usiminas nos últimos anos em tecnologia para a gestão ambiental. Mostram que nosso compromisso é transformar nossos processos para produzir com eficiência, cuidado com o meio ambiente e consequentemente sermos bons vizinhos para a comunidade,” destaca o coordenador de Performance e Monitoramento Ambiental da Usiminas, Diego Miranda.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM