Search
Close this search box.
Home » Vale do Aço Online » ‘Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa’ retoma as suas atividades

‘Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa’ retoma as suas atividades

‘Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa’ retoma as suas atividades

TIMÓTEO – O Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Timóteo, retomou nesta quarta-feira (7), as suas atividades. Gerenciado pela Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo e Amigos (ADEVITA), o CREIA atende aproximadamente 100 alunos com deficiência visual e auditiva.

Este ano, as atividades da ADEVITA/ CREIA serão ampliadas com o lançamento do projeto “Melhor Idade Saudável” resultado de uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso, que envolve atividades em academia, práticas instrumentais e estimulação cognitiva. Outra novidade é o projeto “Quitutes Adelicias” a ser realizado em parceria com a Fundação Aperam Acesita, compreendendo uma oficina que será autossustentável com a venda dos produtos que serão feitos pelos alunos.

O Centro atua no desenvolvimento de atividades pedagógicas, lúdicas e terapêuticas e diferenciadas para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência, em situação de dependência, principalmente em relação aos cegos, pessoas de baixa visão e surdos.

“Fomos privilegiados também com a cessão de um carro ao CREIA, que permitirá fazer visitas às famílias, a busca ativa por novos participantes e a realização de novas parcerias”, destaca Sandra Peri, diretora do CREIA, que afirma estar animada com as novidades que vão acrescentar muito no dia a dia dos usuários. De acordo com ela, são atividades sonhadas há muito tempo e que, agora, podem ser concretizadas.

Outro projeto em andamento envolve uma parceria com o Ministério do Trabalho que vai viabilizar o serviço de Monitoramento e Segurança do prédio do órgão, localizado no bairro João XXIII. A ADEVITA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de utilidade pública municipal (Lei 202/2011) e estadual (Lei 20167/2012), que foi selecionada para gerenciar o CREIA por meio de processo de Chamamento Público.

Parceria

“A ADEVITA procura oferecer aos nossos usuários, deficientes visuais e auditivos, atendimentos de qualidade, que vão de encontro à promoção da qualidade de vida, autonomia e aumento da autoestima. A partir do momento em que favorecemos esta sensação de felicidade para os nossos alunos, automaticamente a família é contagiada e partilha do sucesso do nosso aluno”, salienta a diretora, ressaltando que o sucesso desse trabalho depende da parceria com a sociedade para a construção de um mundo verdadeiramente mais inclusivo.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

Leia também

Newsletter

LEIA TAMBÉM