12 de abril, de 2024 | 11:50
Cerimônia de formatura marca a criação da Guarda Municipal de Ipatinga
Os guardas municipais estarão nas ruas de Ipatinga a partir da semana que vem, em caráter de estágio operacional. A nomeação e posse devem ocorrer no início de maio
Por Matheus Valadares – Repórter Diário do Aço
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ipatinga está oficialmente instaurada. Na manhã desta sexta-feira (12), no ginásio poliesportivo do bairro Veneza II, ocorreu a cerimônia de formatura da 1ª turma da instituição. Conforme já informado pelo comandante Levi Sampaio em entrevista exclusiva ao Diário do Aço, agora, os agentes farão estágio operacional até o fim do mês.
Ao todo, são 120 guardas municipais, sendo 96 homens e 24 mulheres.
O evento foi marcado pela emoção dos formandos e familiares. Também prestigiaram o evento o prefeito Gustavo Nunes (PL), vereadores, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Polícia Federal, Ministério Público e Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O chefe do executivo municipal fez questão de destacar que a guarda é uma das principais ações do seu mandato, e que tem a sensação de sonho realizado.
A Guarda Civil sempre foi um sonho, ela sempre foi pauta de várias campanhas eleitorais mas nunca havia saído do papel. Agora nós estamos entregando para a cidade guardas, homens e mulheres de bem que tem um compromisso com a população, com a cidade e principalmente, com a Constituição Federal Brasileira de 1988. Nós sabemos que a Guarda tem as suas atribuições estipuladas por lei e nós vamos cumprir”, afirmou em entrevista coletiva.
É uma das várias grandes ações, sem sombra de dúvidas, do nosso governo. Eu me sinto realizado por fazer parte de um momento como esse. Você criar uma instituição de segurança pública não é fácil, e eu confesso a vocês que fiquei surpreso com o tamanho da organização. Chega a ser bonito ver o sincronismo desses guardas civis municipais que estão agora formando aqui no nosso município, a disciplina que todos eles têm, e sem sombra de dúvidas, vai ser um ganho muito importante para a cidade”, finalizou.
Pronta para servir e proteger
O Comandante da guarnição, Levi Sampaio, que veio da GCM de Contagem, na RMBH, garantiu que os guardas municipais de Ipatinga estão prontos para servir à população. Em primeiro momento, os agentes irão utilizar algemas, spray de pimenta e Spark (arma de condutividade elétrica). Quanto ao armamento de fogo, há um requisito legal que os guardas precisam ser nomeados para que seja possível protocolar e emitir os portes de armas junto à Polícia Federal. A posse deve ocorrer no início de maio.
Será realizada uma escala operacional de serviço, onde eles serão divididos na cidade e nós temos alguns locais que são prioritários à vigilância durante 24 horas, um deles é o Parque Ipanema, que desde o início foi um pedido do prefeito, bem como nas unidades de saúde e escolas, e outras atividades no centro comercial, para que a gente possa estar mais próximo dos comerciantes para oferecer mais segurança e sensação de segurança”, explicou Levi.
Emoção dos formandos
Durante todo o evento, os novos guardas municipais tentavam conter a emoção. Josimar Ribeiro Domingues, destaque da turma no curso de formação, foi às lágrimas ao receber a homenagem das mãos do prefeito.
Me veio à mente lembranças da minha mãe, que já não está mais com a gente, e do meu pai, que eu perdi recentemente há três anos. Eu sou casado há 18 anos, tenho um casal de filhos de 10 anos, que são gêmeos, João Miguel e Ana Luisa, e tenho um caçulinha que hoje está com três anos. E o que me fez emocionar muito foi que mesmo trabalhando em uma determinada empresa em plantão noturno, toda minha família estava envolvida no projeto comigo e durante as minhas folgas, após eu fazer um período de descanso, os finais de semana, os meninos em casa, a esposa em casa, eles entendiam o processo porque eu tinha que me trancar no quarto e ficar ali preso por horas estudando para poder alcançar esse objetivo, esse sonho, que um dia eu sonhei lá atrás e hoje Deus está fazendo com que se torne realidade”, explicou.
Representatividade feminina
Gleicimara Monteiro, uma das formandas, e que também foi destaque na formação, externa o sentimento de ser uma das representantes femininas na GCM de Ipatinga. Apesar de pontuar que no passado, esse feito era mais difícil, a guarda salienta que ela e as demais colegas são capazes de atuarem na área de segurança pública.
Até que hoje é mais fácil, antigamente era mais difícil ver mulher na área de segurança pública, mas eu sou prova disso, as minhas outras 23 colegas também são prova disso, fomos capazes de chegar até aqui e faz toda a diferença e ter essa representatividade, porque nós somos capazes mesmo. Nós passamos pelo mesmo treinamento que os homens passaram, então eu estou muito feliz de representar essas meninas aqui, de ser essa a diferença, de ter esse toque feminino na segurança pública”, revelou.
Confira a matéria completa em: www.diariodoaco.com.br