O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) irá durante a manhã desta segunda-feira (12) para a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, vistoriar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas, desabrigados e desalojados em decorrência do deslizamento de terra após fortes chuvas que atingiram a região durante este domingo (12). Cinco pessoas morreram e outras três estão sendo procuradas, segundo o Corpo de Bombeiros.
A informação foi confirmada pela assessoria do governador. Das mortes causada pela chuva na cidade, duas pessoas são da mesma família e morreram soterradas. Outras três estão são procuradas, de acordo com o Secretário de Governo, Everton Campos. A prefeitura da cidade decretou situação de emergência.
De acordo com o prefeito Gustavo Nunes, choveu cerca de 80 milímetros em menos de uma hora em diversas áreas do município, conforme constam dos relatórios da Defesa Civil Estadual.
Em decorrência da intensidade das chuvas, houve desmoronamentos em trechos de vias públicas, alagamentos em diversas ruas e bairros da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, também ficou alagada. Conforme os militares, houve 58 acionamentos referentes à chuva intensa que atingiu Ipatinga entre a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo (12).
Em alguns bairros, as fortes chuvas resultaram no deslocamento de taludes, encostas, enxurrada, episódios de desmoronamento, desabamento e deslizamentos de terras gerando interdição de imóveis particulares. Ainda de acordo com o prefeito, uma tromba d’água atingiu Ipatinga.
Conforme os militares, houve 58 acionamentos referentes à chuva intensa que atingiu Ipatinga entre a noite desse sábado (11) e a manhã deste domingo (12). “A maioria dos chamados era para vistoria de risco de desabamento”.
“Uma forte tromba d’água pegou Ipatinga de surpresa nessa madrugada. Com 80 mm caindo em 1 hora, tivemos alguns pontos de alagamento pela cidade, mas nossas equipes da Defesa Civil, Bombeiros e GCM já estão nas ruas atentos. É um volume muito grande em pouco espaço de tempo. Casas que vieram barranco abaixo, avenidas obstruídas, lama, casas inundadas. Estamos com equipe na rua, mobilizando. A UPA também inundou porque o córrego Gerasa inundou toda a avenida. Os casos mais urgentes estamos atuando, mas quem não conseguiu contato, seja Defesa Civil, Samu, ou bombeiros, nos mande na rede social”, pediu o prefeito.
Cidade alagada e coberta de lama
Em vídeos encaminhados a Itatiaia, é possível ver a UPA da cidade completamente alagada. Na entrada do local, a água chega a tampar as cadeiras. Conforme o prefeito, o córrego Gerase inundou toda a avenida. Já em outro vídeo, uma enxurrada de lama foi filmada por moradores que ficaram presos dentro de casa.
Um homem foi visto com a água batendo acima da cintura andando pelas ruas alagadas com o resto de itens que conseguiu salvar. Barrancos desabaram e asfaltos foram arrastados.
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br