De acordo com dados extraídos do site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e analisados pela Itatiaia, o último domingo (17) foi o dia mais quente do ano. A estação meteorológica de Timóteo registrou a temperatura de 34.3ªC, superando os 33.6 computados no dia 5 de março, que até então havia sido a maior marca do ano.
Nesta segunda-feira, o calor permaneceu, chegando aos 34ºC. A médica Raquel Delfim, que trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipatinga, destacou algumas dicas para proteção durante a onda de calor extrema registrada nos últimos dias.
“Se hidrate. Beba cerca de 3 litros de água durante o dia, mesmo estando sem sede. Evite roupas muito quentes, que podem acelerar a desidratação. Use roupas leves e soltas. Use protetor solar, boné ou chapéu para se proteger do sol. Evite exposição solar nos horários entre 10h e 16h. Caso não seja possível, se proteja e beba bastante líquido. Atente-se aos sinais de desidratação. Os sintomas mais comuns são sede e boca seca, mas podem manifestar-se também como diminuição da urina ou urina de coloração escura, tontura, fraqueza, náuseas e vômitos, febre baixa, sangramento nasal, cansaço excessivo, dor de cabeça e queda da pressão arterial”, explica a especialista.
Raquel relembra que crianças e idosos são os que mais sofrem com calor e orienta sobre possíveis sinais de alerta.
“Crianças e idosos são os que mais sofrem com calor. Se o idoso está mais prostrado, urinando pouco ou a criança não quer brincar. Está mais cansadinha, pode ser um sinal de alerta. Agora que você já sabe como se proteger do calor excessivo, coloque as dicas em prática na sua rotina. E a qualquer sinal de alarme, procure um atendimento médico”, finaliza a médica.
Nesta terça-feira (19), a previsão é que o calor intenso permaneça, com a máxima podendo chegar a 35ºC. No decorrer da semana, a temperatura deve cair gradativamente. Além da possibilidade de pancadas de chuva.
Participe dos canais da Itatiaia:
Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br